Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Hospital Santa Isabel, de Progresso, terá primeira sala de estabilização do Estado

Serviço foi introduzido pelo Ministério da Saúde em 2023. SES articula abertura em hospitais de outros municípios

Publicação:

WhatsApp Image 2024 07 11 at 13 51 55
Atualmente com 50 leitos, o hospital será referência para outros sete municípios - Foto: Arquivo/ RSDP

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) encaminhou ao Ministério da Saúde o primeiro pedido de habilitação para uma sala de estabilização no Rio Grande do Sul. A sala de emergência do Hospital Santa Isabel, em Progresso, no Vale do Taquari, será referência para o município e cidades vizinhas de Boqueirão do Leão, São José do Herval, Pouso Novo, Marques de Souza, Barros Cassal, Canudos do Vale e Fontoura Xavier.  

sala de estabilização é um ambiente para estabilização de pacientes críticos ou graves até que sejam encaminhados à unidade de referência. O serviço foi introduzido em uma portaria do Ministério da Saúde em novembro de 2023 como componente estratégico para a Rede de Atenção às Urgências (RAU), com um incentivo financeiro de R$ 50 mil mensais para seu funcionamento.  

Para pode ter acesso aos recursos, deve funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana, com equipe interdisciplinar compatível com as atividades e conforme protocolos clínicos, em municípios estratégicos. A instalação será preferencialmente em hospitais de pequeno porte, com a 50 leitos, unidades básicas de saúde e unidade mista, fora de abrangência das unidades de pronto-atendimento (UPA) e com cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).  

“O Hospital Santa Isabel foi a primeira instituição a manifestar formalmente o interesse após a publicação da portaria e a partir de uma avaliação, foi constatado que atende os requisitos legais para habilitação do serviço, que será estratégico para a regiã”, explicou a diretora do Departamento de Regulação Estadual (DRE), Suelen Arduin.  

O pedido de habilitação foi aprovado na reunião do Comitê de Gestores Bipartite (CIB), que reúne as Secretarias de Saúde dos municípios, realizada nesta quarta-feira (10/07). De acordo com Suelen Arduin, o DRE articula com as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde do Estado a seleção dos municípios prioritários, conforme critérios indicados pelo Ministério da Saúde, para ainda este ano pleitearem novas habilitações. 

Para obter a habilitação, o gestor municipal deverá inserir no Sistema de Apoio à Implementação de Política em Saúde (Saips) do Ministério da Saúde os documentos solicitados, inclusive a pactuação da CIB.  A aprovação depende de avaliação do Ministério. Se aprovada, será publicada no Diário Oficial da União, oficializando o acesso aos recursos para funcionamento.  

Secretaria da Saúde