Secretaria da Saúde apresenta iniciativas voltadas à saúde materna, paterna e infantil no 34º Congresso do Cosems/RS
Os dados do Boletim Epidemiológico de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal também foram tema de debate
Publicação:

As políticas públicas voltadas para a saúde materna, paterna e infantil foram tema de um painel da Secretaria Estadual da Saúde (SES), nesta quinta-feira (7/8), durante o 34º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). Iniciativas e programas como a Rede Bem Cuidar, o SERMulher, o Programa Infância Melhor (PIM) e a Rede Alyne foram apresentados e debatidos pelo Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps) da SES.
Durante o painel, os dados do Boletim Epidemiológico de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal também foram discutidos. O documento mostra que, em 2023, ocorreram 41 mortes maternas no Estado, a segunda menor razão de mortalidade do país, ou seja, para cada 100 mil bebês nascidos vivos, ocorreram 33,95 mortes. O índice só é maior que o de Santa Catarina (33,1). As principais causas diretas de mortalidade foram hemorragias e transtornos hipertensivos (pré-eclâmpsia e eclâmpsia). A apresentação foi realizada pela diretora adjunta do Dapps, Carolina Drügg, e pela psicóloga Rosângela Moreira.
A SES participou também de outros três painéis ao longo desta quinta-feira. Um deles abordou o planejamento para enfrentar desastres meteorológicos e contou a presença de representantes do Dapps, da Assessoria de Gestão e Planejamento (Ageplan) e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
Outro painel debateu os desafios e as perspectivas da regionalização em saúde, com a presença do diretor da Ageplan, Péricles Nunes. Por fim, houve um painel sobre os desafios para organizar a rede de atenção à saúde e ampliar o acesso à atenção especializada, com a presença das diretoras Suelen Arduin (Departamento de Regulação Estadual) e Lisiane Fagundes (Departamento de Gestão da Atenção Especializada).
34º Congresso do Cosems/RS
O 34º Congresso do Cosems/RS é uma edição especialmente simbólica. Após a maior tragédia meteorológica da história do Estado, o evento pretende ser um espaço de reencontro, reconstrução e renovação de propósitos. Com o tema “SUS que Cuida, Gestão que Reconstrói – Novos Caminhos para um Rio Grande que refloresce!”, o congresso homenageia a força dos territórios, a resiliência dos gestores municipais e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) em contextos de crise.
A programação abrange estratégias de reorganização das redes de atenção à saúde, experiências de enfrentamento às emergências, práticas de cuidado centradas nas pessoas e inovações na gestão pública. O congresso reafirma o protagonismo das gestões municipais como força vital na construção de políticas públicas efetivas e no fortalecimento do SUS.