Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

SES e Imas assinam contrato para gestão do Hospital Tramandaí

Instituto irá gerenciar hospital pelos próximos cinco anos

Publicação:

Investimento no Hospital de Tramandaí visa qualificar serviço de referência no Litoral Norte.
Hospital Tramandaí - Foto: Alina Souza/SES

A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) e o Instituto Maria Schimitt de Desenvolvimento de Ensino, Assistência Social e Saúde do Cidadão (Imas) assinaram nesta quinta-feira (27/03) o contrato para a gestão do Hospial Tramandaí, com a execução de serviços hospitalares e ambulatoriais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo atendimento à população referenciada de Tramandaí e de outros municípios.

-
Secretária Arita assinou o contrato com o Imas para a gestão do Hospital Tramandaí - Foto: Guga Stefanello/SES-RS

“É um contrato definitivo que garante a possibilidade de expansão de serviços de saúde em especialidades necessárias para atender o Litoral Norte”, explicou a secretária Arita Bergmann. O Estado investiu na reforma do telhado e do piso do Hospital, o que permitiu a reabertura do Centro Obstétrico, que é referência para gestação de alto risco. Em janeiro de 2025, o Estado também aportou R$ 1,2 milhão na aquisição de um tomógrafo para o hospital, atendendo a demanda de 23 municípios do litoral.

“Ter um contrato em definitivo para a gestão do Hospital de Tramandaí é muito importante, pois agora conseguimos pensar na ampliação de serviços a longo prazo”, destaca o Robson Schmitt Machado, diretor-técnico do Imas. O Hospital Tramandaí pertence ao governo do Estado e desde junho de 2024 é administrado Imas.

"A busca de um contrato por uma licitação definitiva com uma mantenedora foi uma grande conquista para nós, pois conseguimos prever cenários mais longos e aportar recursos com mais previsibilidade”, ressaltou Marcelo Thiesen, chefe de divisão do Núcleo de Demandas Judiciais do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (Dgae) da SES. Ele conta que foi necessário criar, com auxílio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) um modelo de licitação para os hospitais próprios da SES com gestão terceirizada com base na nova lei de licitações (Lei Federal 14.133/2021).

O hospital conta com 131 leitos SUS de internação, sendo habilitada como Centro de Atendimento de Urgência Tipo III aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), Hospital Dia - Aids, serviço hospitalar para tratamento da Aids, laqueadura, vasectomia, UTI Adulto Tipo II e UTI Neonatal Tipo II. Possui ainda as especialidades de neurocirurgia, traumatologia e ortopedia, pneumologia, nefrologia e obstetrícia, entre outros.

Secretaria da Saúde