SES e Força Nacional do SUS organizam atendimentos no Estado
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Uma reunião nesta terça-feira (07/05) em Porto Alegre entre técnicos e gestores da Secretaria Estadual da Saúde e Ministério da Saúde alinhou como vai se dar o trabalho da Força Nacional do SUS no Estado durante o enfrentamento à calamidade das enchentes. Inicialmente, eles deverão ter no RS equipes volantes, serviço aeromédico e atendimento nos hospitais de campanha, totalizando 68 profissionais.
Em um primeiro momento, serão cinco equipes volantes. Cada uma composta por dois enfermeiros e um médico, totalizando 15 profissionais. A ideia é que, a partir do comando da Secretaria Estadual da Saúde (SES) eles possam ser enviados para as áreas mais atingidas. Essas equipes podem, por exemplo, montar mochilas com medicações e se deslocar para essas áreas, passando o dia no local fazendo atendimentos de casos mais crônicos ou de pessoas acamadas que estão ilhadas, podendo inclusive estar acompanhado de outros profissionais de saúde voluntários.
O serviço aeromédico, para socorro a pacientes por helicóptero, deverá contar com 20 duplas. Cada uma é composta de um médico e um enfermeiro, que serão acompanhados da tripulação.
Parte do grupo da Força Nacional do SUS será composta pelos trabalhadores do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre. Neste momento uma equipe já está no hospital de campanha montado em Canoas, com 13 profissionais, rodando 24 horas, funcionando em um papel semelhante a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Essa é a primeira equipe que virá ao RS. Há um banco no Ministério da Saúde com cerca de 40 mil voluntários credenciados. E, a partir do pedido da demanda autorizada pelo Governo Federal, se mobiliza. Por isso, o número de profissionais pode variar constantemente com as novas vindas e idas, mediantes avaliações diárias.
Cadastro de voluntários da SES
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) abriu na semana passada um cadastro de profissionais da área da saúde para compor um banco de voluntários que poderão ser convidados a auxiliar os municípios gaúchos afetados pelos eventos climáticos e chuvas intensas. Os profissionais que desejam atuar de forma voluntária preencheram um cadastro e, ao fazer o registro, autorizando que seus dados fossem disponibilizados pela secretaria estadual para as gestões municipais e instituições de saúde caso haja necessidade de substituição ou ampliação da força de trabalho.
Até esta terça-feira, 139 deles já haviam sido chamados para atuarem em 10 cidades: Canoas, Colinas, Muçum, Porto Alegre, Dona Francisca, Eldorado do Sul, São Leopoldo, Cachoeira do Sul e Restinga Seca. Há ainda uma equipe de Itapema, Santa Catarina, que se disponibilizou a enviar uma equipe de saúde para auxiliar a região de Lajeado e cidades vizinhas (16ª Coordenadoria Regional de Saúde). Na listagem dos profissionais há médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais.