SES e Força Nacional do SUS definem novas estratégias para atender a população do Vale do Taquari

WhatsApp Image 2023 09 14 at 18 04 46

Equipes da Secretaria Estadual da Saúde (SES), incluindo a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e da Força Nacional do Sistema Único da Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, se reuniram nesta quinta-feira (14), na prefeitura de Encantado, para realizar um balanço das ações realizadas até o momento nos municípios atingidos pela enchente e traçar novas estratégias para dar apoio psicossocial à população.

A Força Nacional do SUS é acionada em situações de decreto de emergência, como no caso do Vale do Taquari, em desastres naturais para auxiliar no atendimento de saúde da população atingida, com atendimento hospitalar de média e alta complexidade de urgência e emergência. De acordo com o coordenador geral da Força Nacional do SUS, Paulo Campos, uma das maiores necessidades da população local é por atendimentos psicossocial. Um mapeamento realizado pela SES identificou 10 municípios mais emergenciais. “Vamos trabalhar para garantir a continuidade dos atendimentos, com calendário para os voluntários prestarem esse serviço até que os municípios possam realizar a contratação de profissionais por meio de decreto de emergência”, explicou Campos.

A Força Nacional do SUS se encontra na região desde a quarta-feira da última semana (6), com 48 profissionais mobilizados até o momento, entre técnicos da gestão, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e motoristas. Foi aberto um hospital de campanha, no último domingo (10), em Roca Sales.

No balanço das ações da Secretaria Estadual da Saúde no território desde o momento do desastre, a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES, Lisiane Fagundes, ressaltou que “elas saem só do âmbito da saúde, e entram para o âmbito da recuperação das residências, assim como reforma, reconstrução e adequação das unidades de saúde e dos hospitais que tiveram algum tipo de sinistro nesse período, como o Hospital de Roca Sales, por exemplo, que foi completamente destruído”. A ideia é reestruturar a instituição e reabri-la em etapas, iniciando pelo pronto atendimento e leitos de observação.

WhatsApp Image 2023 09 14 at 18 05 08
- - Foto: Itamar Aguiar/Divulgação SES