SES apoia projeto “Vozes dos Homens” de apoio aos atingidos pelas enchentes
Iniciativa do Instituto Promundo busca trabalhar a ressignificação da masculinidade
Publicação:
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES), é um dos apoiadores do projeto “Vozes dos Homens: Ressignificando Valores em Situações de Emergência”, iniciativa do Instituto Promundo, uma organização não governamental focada na promoção da igualdade de gênero e prevenção da violência. O principal objetivo do projeto é promover intervenção com enfoque no exercício do cuidado e autocuidado por homens no contexto das catástrofes climáticas vivenciadas no Estado do Rio Grande do Sul nos anos de 2023 e maio de 2024.
“O instituto tem uma ampla experiência, tanto em trabalhar as questões da saúde do homem, quanto sobre as paternidades, masculinidades e o enfrentamento ao racismo. Esse projeto é uma proposta que trabalha aspectos como saúde mental, paternidade e reinserção social”, ressalta diretora adjunta do Departamento de Atenção Primária (Dapps), da SES, Carolina Drügg. O trabalho nos territórios tem o intuito de promover ações direcionadas aos sujeitos, com a capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da Defesa Civil, com a SES auxiliando na relação do projeto com a rede de saúde nos municípios gaúchos.
Documentário foi exibido no Theatro São Pedro
No último dia 30 de outubro, dia que marcou os seis meses dos eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul, foi exibido no Theatro São Pedro o documentário “Vozes dos homens pela vida”, que apresenta o projeto e narra experiências vividas durante a enchente. O documentário foi realizado no município de Colinas, primeiro a receber ações do projeto, que também acontecerá nos municípios de Cruzeiro do Sul, Estrela e Canoas. “Este tipo de iniciativa dá voz para que os homens assumam o protagonismo do seu autocuidado”, reforça a especialista em saúde da política estadual de saúde do homem, Talita Donatti.