Seminário da Primeira Infância tem últimas vagas ainda disponíveis
Evento acontece dia 25 de novembro na Casa da Ospa em Porto Alegre
Publicação:
O 18º Seminário da Primeira Infância, que será realizado dia 25 de novembro, das 9 às 17 horas, na Casa da Música da Ospa, em Porto Alegre, ainda dispõe de vagas disponíveis. As inscrições estarão abertas até o esgotamento dos lugares e podem ser realizadas pelo formulário disponível no site do Programa Primeira Infância Melhor (PIM).
O evento traz como tema “Justiça Socioambiental e Equidade na Primeira Infância” e faz parte da 22ª Semana do Bebê. O seminário é aberto a toda a sociedade civil, com público prioritário composto por equipes municipais do PIM, Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) / Criança Feliz (PCF), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), trabalhadores e estudantes da Saúde, Educação e Assistência Social, entre outros.
A atividade é promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) e PIM. Também participam de sua realização, a Secretaria Estadual de Projetos Especiais do Gabinete do Vice-Governador, Comitê Estadual pela Primeira Infância, e secretarias do Desenvolvimento Social, da Cultura; da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e do Sistema Penal e Socioeducativo.
O seminário conta ainda com apoio da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Rede Estadual Primeira Infância, Rede Nacional Primeira Infância e Pacto Nacional pela Primeira Infância.
Ações de promoção da equidade
Conforme a coordenadora estadual do PIM, Marília Bianchini, a 18ª edição do seminário ocorre em um ano bastante desafiador para o Rio Grande do Sul, que foi atingido por eventos climáticos extremos que afetaram mais de 90% dos municípios. “Embora de certo modo todos os gaúchos tenham sido atingidos pelos eventos, sabe-se que os efeitos repercutem, sobretudo, nas populações mais vulnerabilizadas, as quais historicamente enfrentam condições desiguais de acesso à moradia, trabalho, lazer, segurança, renda, saúde, educação, entre outros direitos”, afirma a coordenadora.
Marília considera fundamental refletir sobre a importância de ações de promoção da equidade na Primeira Infância ao reconhecer a diversidade do tecido social. “É preciso atuar na redução das desigualdades, na ampliação do acesso a serviços, na valorização da diversidade étnica, racial, cultural, de gênero e sexualidade e na garantia de direitos, considerando as especificidades de cada segmento da população, sem preconceito ou discriminação”.
Durante a programação também ocorrerá a solenidade de premiação do 14° Prêmio Salvador Celia, que neste ano foi realizado na modalidade Relato de Experiência em Vídeo, com o mesmo tema do Seminário.
Mais informações no site do PIM