Semana Mundial do Aleitamento Materno tem prédios iluminados e seminário online
Programação faz parte do Agosto Dourado, mês dedicado à valorização da prática da amamentação
Publicação:

Com o tema amamentação em todas as situações, será realizado nesta quinta-feira (08/08) o 16º Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação e 11º Seminário Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. A atividade será de forma online, com transmissão aberta ao público, a partir das 8h45, pelo canal do Conselho Regional de Nutrição-2, parceiro da Secretaria Estadual da Saúde (SES) na realização, no YouTube
O evento também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Receberão certificados os participantes que realizarem a inscrição pelo site do evento
Amamentação em toda as situações
Neste ano, a Semana Mundial do Aleitamento Materno busca conscientizar a sociedade sobre a
importância da amamentação em todas as situações para garantir a sobrevivência, a saúde e o bem-estar. A ideia é realçar a necessidade de aumentar o apoio à amamentação, reduzindo as desigualdades que existem na sociedade, com atenção especial sobre a amamentação em tempos de emergências e crises.
“A amamentação pode ser um fator de igualdade na nossa sociedade e esforços devem ser feitos para garantir que todos tenham apoio e oportunidade para amamentar. É fundamental que ninguém fique para trás, principalmente as mães vulneráveis que podem precisar de apoio adicional para a prática da amamentação” afirma Kátia Rospide, nutricionista da Política de Saúde da Criança da SES.
A programação do seminário inclui palestras com foco na inclusão de populações com características das diversidades, como população LGBTQIA+ e prisional. Também abordará palestras sobre manejo da amamentação com tecnologias leves, alergias alimentares e fórmulas infantis. Uma mesa redonda será realizada sobre alimentação infantil nas situações de calamidades, com debate sobre o que aprendemos nas enchentes do RS.
Agosto Dourado
O seminário online integra a programação do Agosto Dourado, campanha de incentivo ao aleitamento materno, realizada anualmente e que foi instituída a partir da Lei nº 14.726, de 24 de agosto de 2015. A escolha da cor remete ao “padrão ouro”, como é considerado o leite materno, que é o alimento mais completo para o bebê e tem tudo que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os seis meses de vida. A partir dos seis meses, a orientação é para que o bebê continue mamando até os dois anos ou mais e seja introduzida a alimentação complementar saudável. Crianças amamentadas têm menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites, além de menores chances de desenvolver obesidade.
Prédios iluminados
Para demarcar a temática, diversos prédios públicos e privados receberam, desde o dia 1º de agosto, iluminação cênica com luzes na cor âmbar. A iniciativa é uma parceria da SES com órgãos públicos e empresas privadas. Confira os locais:
• Museu do Trabalho (Rua dos Andradas 230)
• Monumento Brigadeiro Sampaio (Praça Brigadeiro Sampaio)
• Museu da Brigada Militar (Rua dos Andradas 498)
• Pinacoteca Rubem Berta (Rua Duque de Caxias 973)
• Edifício Intendente José Montaury (Rua Siqueira Campos 1300)
• Chalé da Praça XV (Praça XV de Novembro)
• Monumento ao Expedicionário (Parque Farroupilha)
• Mercado Público Municipal (Largo Glênio Peres)
• Assembleia Legislativa RS (Praça da Matriz)
• Câmara de Vereadores de POA (Av. Loureiro da Silva, 255)
• Tribunal Regional do Trabalho (Av. Praia de Belas, 1100)