Secretaria e entidades discutem novo formato de incentivos hospitalares

Secretária Arita destacou que novo formato será feito em conjunto com as entidades. - Foto: Divulgação/SES

A Secretaria da Saúde (SES) elabora uma nova proposta de incentivos aos hospitais no Estado. A questão é analisada por uma comissão que reúne gestores da secretaria além de representantes dos hospitais, municípios e secretarias municipais de saúde, que tiveram uma nova reunião nesta quinta-feira (21). O novo formato pretende unificar os diferentes tipos de repasses hoje financiados e propor uma nova política de incentivos.

Na abertura da reunião, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou que a revisão pretende criar um formato mais justo e que valorize os serviços prestados aos cidadãos. “Estamos colocando em debate nesta comissão para ouvir sugestões e juntos elaborarmos um novo desenho de apoio e financiamento às entidades”, afirmou.

Ao apresentar a proposta, a diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da SES, Lisiane Fagundes, descreveu que hoje a secretaria possui 17 tipos diferentes de incentivos. Eles compreendem repasses relativos a serviços ofertados como rede de partos, complementação da tabela SUS, leitos de saúde mental, plantões presenciais, entre outros. Somados, eles representam R$ 78 milhões mensais repassados pelo Estado a 196 hospitais de todo o RS. O projeto estudado propõe a unificação desses incentivos, quantificando os valores a partir de índices de produção e capacidade instalada.

As entidades ficaram agora de discutir internamente o assunto e no próximo encontro apresentarão à SES seus apontamentos. Fazem parte do grupo a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RS), Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul).