Secretária da Saúde recebe sugestões de entidades para o TEAcolhe
Publicação:
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, confirmou a participação, no dia 5 de abril, na audiência pública na Assembleia Legislativa sobre a Lei Estadual 15.322, que Instituiu a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o programa TEAcolhe, da Secretaria da Saúde, voltado para garantir e a promover o atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo.
Na noite de segunda-feira, ela reuniu com o deputado estadual Eduardo Loureiro e representantes da sociedade civil que atuam no apoio aos portadores de TEA e estiveram na Secretaria da Saúde com um convite para o evento. O grupo também apresentou sugestões para aprimorar o TEAcolhe.
“Temos uma política estadual de fortalecimento da atenção ao espectro autista”, disse a secretária da Saúde. “Por isso, vamos priorizar programas como o TEAcolhe”.
Já a coordenadora da equipe técnica do TEAcolhe no RS, Fernanda Barreto Mielke, lembrou do apoio das famílias e organizações na criação do programa. “O TEAcolhe não é só da saúde. É uma iniciativa transversal, envolvendo vários aspectos, e que ainda temos que avançar muito”.
Participaram da reunião, além de Arita Bergmann e do deputado, a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, o chefe da Rede Gaúcha Pró-Autismo (RGPA), Hugo Braz; o vice-presidente da Federação Brasileira das Associações da Síndrome de Down (FBASD), Vicente Fiorentini, e a jornalista Isabel Ferrari.