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Secretaria da Saúde lança aplicativo Chamar 192 - Samu

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Secretária Arita, à direta da foto, fala com um microfone na mão. Vê-se a plateia à esquerda, alguns sentados e outros de pé.
Secretária Arita apresentou o aplicativo Chamar 192 - Samu, no Palácio Piratini - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES
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Lançamento do aplicativo do Serviço Móvel de Urgência (Samu) Crédito: Elias Costa

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Chamar uma ambulância para casos de urgência e emergência em território gaúcho agora pode ser realizado via aplicativo para celular. Disponível nas lojas de aplicativos para smartfones, o Chamar 192 – Samu permite que os cidadãos façam um cadastro prévio com nome completo, data de nascimento, sexo e locais favoritos, como casa e trabalho. O aplicativo usa as informações cadastradas para agilizar o processo de regulação do Serviço Móvel de Urgência (Samu), no caso de alguma emergência. O médico que atender ao telefonema saberá previamente informações básicas e localização via GPS, diminuindo o tempo de resposta para a chegada da ambulância.

De acordo com a secretária Arita Bergmann, as vantagens de usar o novo meio para contatar o Samu é a agilidade na conversa com os médicos reguladores, já que ele terá acesso aos dados pré-cadastrados no aplicativo, e o uso do GPS para definir a localização da emergência. “Às vezes a pessoa não sabe o nome da rua, ou exatamente a localidade onde está. O GPS vai facilitar ao apontar com precisão onde a ambulância deve ir”, disse Arita na solenidade de lançamento, no Palácio Piratini, nesta quarta-feira (6). “Cada segundo economizado no processo de regulação das emergências via Samu é fundamental para salvar uma vida”, ressaltou.

Outro vantagem, diz a secretária, é inibir os trotes: “Sabendo de antemão quem é a pessoa que está ligando, diminui a chance de haver trotes”. Em 2018, mais de 90 mil telefonemas recebidos pelo 192 foram falsos chamados, correspondendo a 8,3% das ligações. Este ano, até o início de novembro, já foram aproximadamente 74 mil ligações falsas.

Secretária Arita fala com um microfone na mão. Atrás dela tem um banner escrito .GOV RS NOVAS FAÇANHAS, slogan do Governo do Estado.
- - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

Esse foi um dos lançamentos do Governo do Estado. O novo portal rs.gov.br unifica todos os serviços, facilitando o acesso dos cidadãos aos atendimentos em diversas áreas. Também foram lançados a consulta de situação de perícia em veículos, apresentação de responsável por infração de trânsito, emissão de guia de pagamento para a retirada de veículo em depósito, alerta de furto e roubo de veículos, gestão de projetos sociais e de empresas financiadoras por meio da Lei de Solidariedade, e o Escola RS, um novo espaço digital para que a comunidade escolar tenha acesso as atividades escolares, como registro de frequência e aproveitamento de alunos.

A meta do governo é, até o final de 2022, disponibilizar todos os serviços do Poder Executivo de forma 100% digital. Hoje, segundo levantamento preliminar, dos 243 serviços existentes, 95 estão digitalizados.

O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador, Ranolfo Vieira Junior, de secretários de Estado, de parlamentares e de demais autoridades estaduais.

Várias pessoas sentadas na plateia do evento. Secretária Arita está sentada na primeira fila.
- - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES
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