Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretaria da Saúde e Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional debatem alimentação e saúde do homem no Novembro Azul

Publicação:

.
Alimentação e nutrição: o homem como protagonista nos cuidados da saúde - Foto: Reprodução Youtube

A Secretaria da Saúde, através da Política de Alimentação e Nutrição e da Coordenação de Saúde do Homem, em parceria com o Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional (Ovan) realizam uma roda de conversa virtual para debater a alimentação e a saúde do homem. A live, com o título “Alimentação e nutrição: o homem como protagonista nos cuidados da saúde” foi acompanhada por servidores da SES e faz parte das atividades alusivas ao Novembro Azul.

A professora Giane Bientinez Sprada, da Universidade Federal do Paraná, chamou a atenção para os malefícios dos alimentos ultraprocessados e de como uma má alimentação está relaciona a doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. Ao abordar a importância das habilidades culinárias, a professora destacou a necessidade de incentivar as pessoas – em especial os homens – a cozinhar, fomentando um hábito saudável de relação com o alimento. Citando um estudo de pesquisadores da Universidade de São Paulo, publicado em 7/11 no American Journal of Preventive Medicine, a professora Giane destacou que em 2019 aproximadamente 57 mil mortes por doenças evitáveis não transmissíveis poderiam ser associadas ao consumo de alimentos industrializados ultraprocessados.

Carlos Antônio Silva, nutricionista e coordenador da Política Estadual de Saúde do Homem, salientou a importância de desenvolver a saúde do homem no território, com informação e conscientização. “É um debate estrutural, que envolve a necessita de uma mudança de hábitos para garantir a qualidade de vida, pois cuidar alimentação é um fator decisivo para viver com saúde”, destacou o coordenador.

Na atividade também foi apresentado um estudo feito pela pesquisadora do Ovan, acadêmica de nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e estagiária na SES, Vitória Moraes Alves, que compilou dados da Vigilância Alimentar e Nutricional da população masculina no Rio Grande do Sul, a partir da implantação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem, com dados do Sisvan/Ministério da Saúde.

A atividade foi mediada pela nutricionista Maísa Beltrame Pedroso, da SES, e pela professora Vanessa Ramos Kirsten, da UFSM, e coordenadora do Ovan.

A roda de conversa virtual pode ser conferida no vídeo. 

00:00:00/00:00:00

Novembro Azul e OVAN - ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: O HOMEM COMO PROTAGONISTA DOS CUIDADOS DA SAÚDE

. Crédito: Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional

Secretaria da Saúde