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Secretaria da Saúde do RS fará uso de sistema de gestão criado pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre

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Adesão foi assinada no HCPA - Foto: José Luís Zasso/SES-RS

Nesta quinta-feira (20), foi realizada a assinatura do Termo de Compromisso entre a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, formalizando a adesão à Comunidade AGHUse. O sistema AGHUse é um software livre de gestão em saúde criado pelo HCPA e disponibilizado, sem custos de licenciamento, que permite gerenciar os mais diferentes aspectos de uma instituição de saúde, desde prontuários de pacientes a soluções administrativas e gerenciais, para instituições interessadas em fazer parte da Comunidade AGHUse.

A cerimônia contou com a presença da secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann, e do presidente do HCPA, professor Brasil Silva Neto. O documento formaliza o compromisso com a adoção e o fortalecimento do AGHUse, que moderniza a gestão hospitalar, otimizando processos administrativos e assistenciais e garantindo mais eficiência, segurança e qualidade no atendimento.

“Inicialmente, usaremos o sistema AGHUse na nossa rede própria e com gestão da SES, vamos ainda nos adaptar e aprender, mas entendendo que é uma ferramenta que, com as suas funcionalidades, irá otimizar, integrar e dar agilidade aos processos assistenciais e administrativos, sempre tendo foco nos pacientes”, destacou a secretária Arita Bergmann. A SES, por meio do Departamento de Gestão dos Hospitais Estaduais (DGHE), é responsável pela gestão de quatro unidades próprias: Hospital Sanatório Partenon, Hospital Psiquiátrico São Pedro, Ambulatório de Dermatologia Sanitária e Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul.

Para o diretor-presidente do HCPA, Brasil Silva Neto, o ato com a SES representa um passo relevante. “O ingresso do Governo do estado na comunidade AGHUse traz um novo sentido. Esse momento traduz entregas além da assistência, ampliando e fortalecendo nossa colaboração. Bem-vindos, e que juntos possamos ampliar cada vez mais esta rede”, afirmou.

A Comunidade AGHUse é composta por unidades de saúde e hospitais das Forças Armadas, universidades estaduais e federais, governos estaduais além de outras instituições de saúde. Seus membros assumem um compromisso contínuo com a evolução do sistema através do desenvolvimento colaborativo, fortalecendo um ecossistema de inovação e transformação digital na saúde do país.

Histórico do AGHUse

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre possui o pioneirismo e uma trajetória reconhecida de mais de 40 anos no desenvolvimento de sistemas de informação em saúde essenciais à gestão e assistência à saúde na instituição, iniciado com o desenvolvimento do sistema informatizado AGH (Aplicativos de Gestão Hospitalar). Em 2009, tendo como base o modelo de gestão no HCPA e identificando no AGH a ferramenta para apoio às melhores práticas de gestão assistencial e administrativa, o Ministério da Educação (MEC) decidiu transferir o conhecimento do Clínicas para os 47 hospitais universitários federais (HUF) que compõem sua rede. Nasceu assim o Projeto AGHU (Aplicativos para Gestão dos Hospitais Universitários), desenvolvido em parceria pelo HCPA, o MEC e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Esta etapa permitiu ao HCPA o início da migração e atualização do antigo AGH para o atual sistema AGHUse, transformando uma solução interna em uma plataforma abrangente, moderna e registrada com a licença pública geral (GPL). Assim, o AGHUse se tornou um software livre, utilizado por instituições de saúde em todas as regiões do país, gerando resultados que caminham para a transformação da realidade da gestão da assistência à saúde no Brasil.

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