Secretaria da Saúde distribui mais 157 mil vacinas contra o coronavírus nesta quarta-feira

-

A Secretaria Estadual da Saúde realiza nesta quarta-feira (22) a distribuição de um novo lote de 157 mil de vacinas monovalentes e bivalentes conta a covid-19 aos municípios. As doses serão enviadas da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, para as 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS), onde haverá divisão para que as prefeituras façam a coleta dos seus respectivos frascos.

CONFIRA AQUI OS NÚMEROS DE DOSES POR MUNICÍPIO

Do total de doses distribuídas, quase 88 mil são bivalentes, que é uma versão atualizada da vacina usada na campanha de vacinação iniciada em 2021 (monovalente). Ela foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron, que é atualmente a de maior circulação.

A vacina bivalente contra a covid 19 está indicada para todos os grupos prioritários elencados pela estratégia do Ministério da Saúde. No Estado, a vacinação com esse imunizante deve contemplar 3,4 milhões pessoas.

Podem se vacinar com a bivalente:

- Idosos de 60 anos ou mais de idade;

- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores;

- Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade;

- Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade);

- Gestantes e puérperas;

- Trabalhadores da saúde;

- Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade);

- População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas;

- Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única. A última dose recebida deve ter sido feita há, pelo menos, quatro meses.

Aberta de forma antecipada no Rio Grande do Sul em 14 de fevereiro, a vacinação bivalente já registrou 315 mil pessoas imunizadas no Estado, segundo dados do painel do Ministério da Saúde.

Doses monovalentes

Em paralelo à ampliação da vacinação bivalente, as autoridades seguem orientando a população com a dose monovalente para pessoas abaixo dos 60 anos. Entre as doses a serem entregues essa semana, cerca de 27 mil são para a vacinação de reforço na população de 12 a 59 anos (com o imunobiológico da Pfizer), outras 33 mil doses de Pfizer pediátrica estão sendo destinados às crianças de 5 a 11 anos, além de 9,3 mil doses de CoronaVac para o a faixa etária das crianças de 3 e 4 anos.