Realizada formatura do curso de atendimento de odontologia para pessoas com deficiência e transtornos mentais
15ª edição do curso que capacitou 15 profissionais entre cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal
Publicação:
Foi realizada na sexta-feira (20/12), a formatura da turma do Curso de Capacitação para Cirurgiões-Dentistas e Pessoal Auxiliar no Atendimento Odontológico a Pessoa com Deficiência (PcD) e Transtornos Mentais. Essa foi a 15ª edição do curso que capacitou 15 profissionais, entre cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal. O evento ocorreu no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP).
“Os formandos já estarão aptos a prestarem assistência odontológica nas unidades de saúde da atenção básica e da média complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou a coordenadora do curso, Fernanda Franco.
Promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades (Faders), o curso ofereceu um amplo conteúdo teórico e prático apresentado por uma equipe multidisciplinar. A atenção odontológica às pessoas com deficiências e transtornos mentais demanda conhecimentos específicos, técnicas e manejo diferenciado por parte dos profissionais que a executam.
Curso pioneiro
O curso existe desde 2000, foi pioneiro e o único existente nesta especialidade, na área de Saúde Pública no Brasil. Formou 12 turmas até o ano de 2012 e retomado a partir de 2022, já tendo capacitado mais de 300 profissionais de 132 municípios.
Neste ano, o curso, que teve seu início adiado em função das enchentes no Estado, totalizou uma carga horária de 176 horas de aulas. As atividades práticas ocorreram nos quatro consultórios odontológicos da Faders e nos dois consultórios do HPSP, que além de serem locais de atendimento clínico, são espaços de atuação em unidades dos complexos que possibilitam aprendizado para os profissionais das equipes de odontologia integrantes das Secretarias Municipais de Saúde do RS.
Participaram da cerimônia de formatura, a diretora do Departamento de Gestão dos Hospitais Estaduais (DGHE), Maria Letícia Ikeda, a diretora Administrativa do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Chris Alves e o presidente da Faders, Marco Antônio Lang.