Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretaria da Saúde assina convênio para novo espaço do Pronto Atendimento do Hospital Comunitário de Sarandi

Publicação:

WhatsApp Image 2022 11 22 at 18 40 12

Com a presença de autoridades locais, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, assinou na terça-feira (22/11) o convênio entre o Estado e o Hospital Comunitário de Sarandi para a obra de construção do primeiro pavimento do Pronto Atendimento. O valor do convênio é de R$ 3 milhões, oriundo do programa Avançar na Saúde.

WhatsApp Image 2022 11 22 at 18 40 15
- - Foto: José Luís Zasso/Divulgação SES

A secretária Arita reforçou a importância dos municípios no atendimento à saúde e parabenizou o Hospital pela conquista. "Temos obras de reforma e ampliação em dez cidades da região, nosso foco é valorizar os hospitais e os municípios que realizam ações em prol da população", disse a secretária.

O prefeito de Sarandi, Nilton Debastiani, também destacou o apoio recebido do governo do Estado. "Escolhemos governar para quem mais precisa e para isso temos tido o apoio da Secretaria Estadual de Saúde", reconheceu o prefeito.

O mesmo reconhecimento foi feito pelo presidente do Hospital Comunitário de Sarandi, Ulisses Afonso Toazza. "Somos um hospital que atende de 80% a 90% pelo SUS e esse apoio e reconhecimento aos hospitais filantrópicos é fundamental para manter o atendimento à população", salientou o presidente. Ele foi acompanhado pela assessora administrativa Zélia Pereira de Oliveira, que disse que esse foi o maior reconhecimento que o Hospital recebeu desde a inauguração na década de 1980.

UBS Amiga do Idoso
Durante a solenidade, também aconteceu a entrega do Selo Bronze para as unidades básicas de Saúde (UBS) da 15º CRS.

O selo é conferido às UBSs que se destacam por desenvolver ações direcionadas à promoção do envelhecimento saudável e instituir percursos nas redes de atenção e proteção às pessoas idosas.

Representando os prefeitos dos municípios que receberam o selo, Aldomir Cantoni, de Rondinha, parabenizou as equipes no atendimento aos idosos e a Secretaria de Saúde por valorizar o trabalho desenvolvido nos municípios. A visão municipalista também foi destacada pelo secretário executivo do Conselho das Secretarias Municipais do RS (Cosems/RS), Diego Espíndola. "Reconhecer as dificuldades da população idosa e com isso melhorar a qualidade de vida dessa população é fundamental", reforçou Diego.

UBSs que receberam o Selo Bronze

Barra Funda – Posto de Saúde Barra Funda
Braga – Centro Municipal de Saúde
Gramado dos Loureiros – Unidade Básica de Saúde de Gramado dos Loureiros
Nova Boa Vista – Unidade Básica de Saúde de Nova Boa Vista
Novo Xingu – Posto de Saúde Novo Xingu
Ronda Alta – Unidade Básica de Saúde ESF 1
Rondinha – Posto de Saúde Rondinha
Sagrada Família – ESF I Sagrada Família Sede
São Pedro das Missões – Unidade Básica de Saúde São Pedro das Missões
Sarandi – ESF II Bairro Vicentinos
Trindade do Sul – Unidade Básica de Saúde Central Trindade do Sul

Por José Luís Zasso
Secretaria da Saúde