Secretária Arita visita prefeituras de Campo Bom e Morro Reuter nesta quinta-feira (12/8)
Publicação:

Fortalecer os serviços de saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões dos Vales do Paranhana e dos Sinos foi o motivo da visita da secretária da Saúde, Arita Bergmann, às Prefeituras de Campo e de Morro Reuter, nesta quinta-feira (12/8).
Em Campo Bom, o prefeito e presidente da Associação de Municípios do Vale do Sinos (Amvars), Luciano Libório Baptista, e o prefeito de Parobé e presidente da Associação de Municípios do Vale do Paranhana (Ampara), Diego Picucha, apresentaram a proposta da construção de um novo Hospital Regional, para dar conta de demandas reprimidas em áreas como oncologia e traumatologia. "O problema das filas para essas especialidades é antigo, a pandemia apenas o agravou", explicou o prefeito Luciano. O pleito também é apoiado pelas Câmaras de Vereadores de Sapiranga e Campo Bom.
A secretária Arita ouviu a demanda e explicou aos gestores o que é preciso para começar a colocar o projeto em prática, como: definir área, modelo assistencial e captação de recursos. Além disso, sugeriu encaminhamentos para a resolução mais imediata dos vazios assistenciais, trazer novas referências médicas na região e diminuir a necessidade de enviar pacientes a Porto Alegre e Canoas, por exemplo.
"Temos trabalhado em diversas estratégias de melhoria de acesso dos usuários do SUS a consultas médicas, como Telessaúde, que funciona muito bem em algumas especialidades; a implantação do Gercon, que é um novo sistema de marcação de consultas, e que em breve será utilizado em todo Estado; e o programa Assistir, que trouxe novas regras de distribuição de recursos públicos de incentivos aos hospitais", citou Arita.
O prefeito de Campo Bom elogiou a coragem do Governo do Estado em lançar o Assistir: "Agora há mais justiça e transparência nos incentivos estaduais pagos aos hospitais que prestam serviços pelo SUS".
Morro Reuter
Na mesma oportunidade, a secretária Arita foi a Morro Reuter e assinou um termo de doação de um veículo para o município. O carro, de acordo com a prefeita Carla Cristine Chamorro, será utilizada para ações de vigilância em saúde e combate a mosquitos borrachudos. "Estamos muito agradecidos pela doação. Temos muitas demandas e poucos recursos para fazer tudo", explicou a prefeita.