Secretária Arita prestigia posse de novo desembargador na coordenação do comitê de saúde da Justiça

Niwton e Arita, sentados, conversam e sorriem.
Niwton Carpes da Silva é o novo coordenador do grupo no Estado. - Foto: Divulgação/SES

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, esteve na manhã desta quinta-feira (11) presente à reunião do Comitê de Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no RS. Foi o primeiro encontro do grupo sob a coordenação do desembargador Niwton Carpes da Silva. O magistrado assume o posto em substituição ao desembargador Martin Schulze.

O comitê tem como objetivo discutir os principais assuntos levados à justiça que envolvam demandas da área da saúde. Para isso, é composto por membros do Judiciário, secretarias municipais e estadual da Saúde, Tribunal de Contas, Procuradoria-Geral do Estado, Advocacia-Geral da União, Ministérios Públicos Estadual e Federal, representantes das classes médicas e farmacêuticas, entre outros.

Em sua fala, a secretária Arita frisou a “suma importância do comitê pela complexidade da análise e interação em rede, com saberes e olhares diferentes sobre o mesmo assunto”. Ela ainda defendeu a descentralização dessas instâncias, com o fortalecimento de comitês regionais e municipais.

Agradecendo a presença da secretária à reunião, realizada no Palácio da Justiça em Porto Alegre, o desembargador Niwton Carpes da Silva destacou o direito de acesso da população aos serviços de saúde, mas que é preciso haver uma sensibilidade do impacto dessas ações nos orçamentos dos governos. “Por isso, nossa função fica mais fácil de ser resolvida com esse assessoramento importante na busca por alternativas e soluções”, afirmou.