Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretária Arita participa de reunião na Assembleia Legislativa sobre medidas de contenção do novo coronavírus

Publicação:

Secretária Arita de pé, fala, enquanto vários deputados, sentados em volta de uma mesa, ouvem.
Secretária Arita conversa com deputados sobre prevenção ao novo coronavírus - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

A Secretária da Saúde, Arita Bergmann, frisou na manhã desta sexta-feira (13) que a “palavra de ordem é evitar a propagação do vírus”. Os esforços dos gestores estaduais e autoridades sanitárias neste sentido e a ampla divulgação das medidas de higiene e etiqueta da tosse, com o Estado tomando o protagonismo das ações na contenção da disseminação do novo coronavírus “coloca o Rio Grande do Sul dois passos na frente em relação ao vírus”, disse o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Trindade.

O debate aconteceu junto a deputados estaduais, em reunião extraordinária na Assembleia Legislativa (AL). Durante a reunião, parlamentares e os gestores convidados definiram o conteúdo da Resolução da Mesa Direta da AL, que restringe eventos coletivos e acesso público ao Palácio Farroupilha, assim como viagens para fora do Estado. Ficam mantidas apenas as Sessões Plenárias e reuniões de rotina, como as de Comissões Parlamentares.

“Estamos trabalhando para evitar que a propagação do vírus chegue ao estágio de transmissão local, como já está ocorrendo no Rio de Janeiro. Melhor pecar por ser mais rígido. Apesar da nossa assistência hospitalar estar preparada, a prevenção sempre é a melhor escolha”, explicou Arita.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, afirmou que a adoção das medidas segue ações de prevenção adotadas pelo Congresso Nacional e indicadas pela União Nacional de Assembleias Legislativas (Unale).

Medidas de higiene e etiqueta da tosse
Para se prevenir contra doenças virais, como o novo coronavírus, a Secretaria da Saúde está divulgando algumas medidas de prevenção:

- A lavagem frequente das mãos é a principal recomendação para se prevenir;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Manter ambientes arejados;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel descartável ou usar a dobra do braço (etiqueta da tosse);
- Evitar tocar olhos, boca e nariz;
- Preferencialmente, mantenha-se a pelo menos 1 metro de distância de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.

Secretaria da Saúde