Saúde Prisional terá Plano Operativo revisado
Publicação:
O Plano Operativo de Saúde da População Prisional do Rio Grande do Sul começou a ser revisado hoje (19/5), durante um evento realizado no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. O objetivo é avançar na assistência e na qualificação da rede de atenção à população carcerária no Estado.
O encontro foi promovido pelo Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (SES), em conjunto com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, representada pelo superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson Treisleben. Também estavam presentes representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Justiça e Ministério Público.
Atualmente o Estado possui 12 equipes de saúde priosional formadas por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, técnico de enfermagem e agente de saúde. Para cada equipe, a SES faz um repasse anual de R$ 80 mil para despesas de investimentos, como construção, ampliação, equipamentos e material permanente. De acordo com a diretora do DAS, Sandra Fagundes, a idéia é ampliar o número de equipes a partir da revisão do plano vigente.
Além do aumento do número de equipes, esta revisão tem a finalidade de projetar um trabalho mais consistente na saúde prisional do Estado. Segundo o secretário da saúde Ciro Simoni, esta área é prioritária como uma das metas da SES e para isso, ele conta com a a aproximação e parceria com os gestores municipais.
A programação do encontro também incluiu a apresentação do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário e o relato de experiências em saúde prisional nos municípios de Bagé, Porto Alegre e São Luiz Gonzaga.