Saúde homenageia municípios e Coordenadorias que atingiram meta de vacinação contra a poliomielite

Secretária Arita e mais três mulheres, sentadas em volta de uma mesa e na frente de um banner, mostram, cada uma, um diploma.

A Secretaria da Saúde (SES) entregou na manhã desta terça-feira (22) um Selo de Vacinação aos 312 municípios e 9 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) que atingiram a meta de vacinar 95% do público-alvo durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação em 2020. “A vacinação é um dos grandes atos de saúde pública”, falou a secretária da Saúde, Arita Bergmann, aos prefeitos dos municípios homenageados. “Queremos reconhecer o trabalho realizado na atenção básica de saúde”, completou. A diretora do Departamento de Ações em Saúde, Ana Costa, disse que a SES é muita grata pelo esforço dos gestores e dos profissionais que trabalham nos postos de saúde pelo esforço em conscientizar a população da importância de se vacinar crianças e adolescentes: “É preciso mudar o cenário das baixas coberturas vacinais, pois elas salvam muitas vidas”.

A presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), Cláudia Daniel, saudou os vacinadores e as equipes profissionais, em especial aos enfermeiros, que fazem as campanhas acontecerem. “Também agradecemos a parceria entre o Estado e municípios, este é um trabalho realizado a muitas mãos”, falou a presidente. O prefeito de Torres, Carlos Souza, disse que esta é uma ação “muito bonita da SES”, pois valoriza quem efetivamente se dedica à saúde pública. A a vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Fábia Richter, ressaltou o grande desafio que será imunizar a população gaúcha contra a Covid-19 no próximo ano.

A imagem mostra uma tela de computador com uma live.
- - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

Campanha de vacinação
Em 2020, a média da cobertura vacinal contra a poliomielite no Rio Grande do Sul foi de 82,9%. Apesar de não ter atingido os desejados 95%, 312 municípios e 9 CRSs alcançaram a meta, a maioria deles com população abaixo de 10 mil habitantes ou até 50 mil habitantes.

Contra a pólio, o público-alvo foi formado por crianças até 5 anos de idade, e na Multivacinação o objetivo foi colocar em dia a caderneta de vacinação de todas as crianças e adolescentes até 15 anos de idade, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Além de aumentar as coberturas vacinais, também visava diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis como tétano, sarampo e febre amarela.

Veja os municípios que alcançaram a meta de vacinação.