Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Saúde entrega equipamentos para conservação de medicamentos e vacinas em Eldorado do Sul

Publicação:

Equipamento irá auxiliar na conservação de medicamentos e vacinas
Equipamento irá auxiliar na conservação de medicamentos e vacinas - Foto: Neemias Freitas

A Secretaria Estadual da Saúde realizou nesta quinta-feira, 30, a entrega, pela equipe técnica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde e do Departamento de Assistência Farmacêutica a segunda câmara de conservação, para o município de Eldorado do Sul. A primeira câmara foi destinada ao armazenamento dos imunobiológicos (vacinas, soros e imunoglobulinas) e esta será para armazenamento de medicamentos termolábeis. Também foram entregues dietas especiais ao município.

O município de Eldorado teve todas as suas estruturas de saúde atingidas pelo evento climáticos que acometeu o Rio Grande do Sul - nove Unidades de Saúde fechadas -, tendo seus equipamentos danificados. A câmara fria é um equipamento de refrigeração projetado especificamente para armazenar produtos termolabeis que exigem temperaturas controladas para manter sua eficácia e segurança. Já as dietas especiais (fórmulas) são necessárias para pessoas com condições médicas específicas.

A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Tani Ranieri, destaca que ”As câmara de conservação que o governo do estado destinou para o município, após as enchentes, são equipamentos irão auxiliar na reconstrução e retomada do atendimento nos serviços de saúde de Eldorado”, destacou Tani.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Eldorado do Sul, Jeferson Silveira, o equipamento entregue hoje será destinado a farmácia municipal resgatando a entrega de medicamentos para a população. Ele saliente que “quando as pessoas regressarem para suas casas, teremos condições de dar todo o atendimento e assistência”.

Também participaram da vistoria e entrega ao município, o diretor adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Marcelo Valandro e o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica, Alexandre Morais Neves

Secretaria da Saúde