Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Saúde e Cosems debatem estratégias de vacinação dos grupos prioritários

Publicação:

Secretária Arita fala enquanto participantes da reunião ouvem. Todos estão sentados, de máscara, atrás de uma mesa.

A diretoria da Secretaria da Saúde (SES), a secretária Arita Bergmann e a diretoria do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) se reuniram nesta segunda-feira (8) para qualificar a campanha de vacinação contra a Covid-19, ao alinhar estratégias para alcançar efetivamente os grupos prioritários. “Precisamos fazer com que as doses que recebemos do Ministério da Saúde cheguem em quem realmente está mais exposto à doença ou que possuem maior risco de internação. Temos a obrigação de esclarecer e acalmar a população. Se fosse por nosso desejo, vacinaríamos a todos, mas como as doses são escassas, precisamos encontrar critérios para potencializar a eficácia da campanha e proteger quem mais precisa”, ressaltou a secretária Arita. Também foi debatido na reunião o início da vacinação para idosos de 85 anos ou mais.

A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos, enfatizou o caráter comunitário da vacina: “A proteção que atingimos ao vacinar as pessoas que estão nos grupos prioritários é superior à proteção individual que o imunizante traz”.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Cevs, Tani Ranieri, explicou para os diretores do Cosems os métodos de cálculos e justificativas de rateio por município das doses recebidas na última remessa.

Secretaria da Saúde