Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde do Idoso

A Política Estadual de Saúde do Idoso, tem por objetivo garantir a Atenção Integral à Saúde das pessoas com 60 anos ou mais, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autonomia, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável. A construção de uma sociedade para todas as idades deve incluir ainda a parcela dos idosos frágeis, que apresentam prejuízo funcional, seja por incapacidade ou perda de autonomia, com o gerenciamento de ações também voltado a atender as necessidades desse segmento.

A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, Portaria GM 2528 de 19 de outubro de 2006, define que a atenção à saúde dessa população terá como porta de entrada a atenção Básica/ Estratégia de Saúde da Família. A Rede de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Rede de Urgências e Emergências (UPAS e Pronto Atendimentos) também são portas de entrada para atendimento.

 


EDITAL DE CONCORRÊNCIA DE BOAS PRÁTICAS MUNICIPAIS

1ª Edição do Mapeamento Estadual de Experiências Exitosas Municipais de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio da Pessoa Idosa – 2019

O suicídio é um fenômeno social que constitui um grave problema de saúde pública mundial. Segundo dados da OMS de 2014, uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos. O fenômeno impacta não apenas os sobreviventes (familiares e pessoas próximas à vítima), como a comunidade em geral. No Brasil, as mortes autoinfligidas ocupam a terceira posição entre óbitos por causas externas (Sistema de Informação de Mortalidade - SIM/MS, 2018). O estado do Rio Grande do Sul, historicamente, tem apresentado as maiores taxas de suicídio, com uma taxa média quase duas vezes maior do que a brasileira (CEVS/RS, 2018). Apesar da magnitude do problema, este fenômeno ainda é cercado de desconhecimento, em função de ser um tabu, o que justifica a necessidade de ações informativas e de mobilização social em todos os níveis, inclusive entre os profissionais de saúde.

Considerando o contexto apresentado acima, o Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, em parceria com a Coordenação Estadual da Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde do Estado do RS, elaborou um EDITAL PARA MAPEAMENTO E SELEÇÃO DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS com a finalidade de dar visibilidade às boas práticas relacionadas à saúde mental da pessoa idosa, na perspectiva da promoção da vida e prevenção do suicídio.

PARA OS MUNICÍPIOS INTERESSADOS EM INSCREVER BOAS PRÁTICAS, SEGUEM ABAIXO AS INFORMAÇÕES.


1.  Edital Concorrência de Boas Práticas Municipais (.pdf 108,68 KBytes)

2.  Retificação do edital (.pdf 90,11 KBytes)

3. Anexos - Edital de Concorrência de Boas Práticas Municipais - Saúde do Idosos (.pdf 97,82 KBytes)

4. Formulário de inscrição

5. 2ª RETIFICAÇÃO EDITAL 001 2019 (.pdf 74,78 KBytes)

6. DIVULGAÇÃO RESULTADOS (.pdf 84,08 KBytes)

  

:: Equipe Técnica

Priscilla da Silva Lunardelli (coordenadora);

Eduarda Bonfim Martins;

Jéssica Maysa Theves;

Joana Finkelstein Veras;

Julio César Assis Redin,

:: Contato

Telefone: (51) 3288-5895 / e-mail: saudedoidoso@saude.rs.gov.br. 

Arquivos anexos

Links relacionados

Secretaria da Saúde