Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Plenária final encerra conferência de gestão do trabalho e educação em saúde

Etapa estadual ocorreu durante três dias em Porto Alegre

Publicação:

Dezenas de delegados votando comos crachás durante a conferência de gestão do trabalho e educação em saúde
Encaminhamentos e moções foram votadas pelos participantes - Foto: José Luis Zasso - ACS/SES

A etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde foi encerrada nesta sexta-feira (26/07) com uma plenária final que reuniu mais de 200 pessoas na Universidade das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Também estavam presentes integrantes de movimentos sociais organizados, de entidades ligadas à área da saúde, profissionais, gestores e prestadores de serviços de saúde.    

O evento foi organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) e Secretária Estadual de Saúde (SES) e contou com a representação de mais de 70 municípios. Como resultado, a conferência vai apontar diretrizes para a formulação das políticas de saúde pública, com foco na educação permanente das equipes de saúde, visando ao aprimoramento do trabalho e do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS).  

Conforme explicou a presidente do CES, Inara Ruas, foram analisadas um total de 199 propostas, que foram sistematizadas para os 64 delegados do RS eleitos levarem para a Conferência Nacional que será realizada de 10 a 13 de dezembro, em Brasília.  

Várias pessoas segurando uma bandeira so Rio Grande do Sul, todos estão de crachá, um deles é cadeirante
Delegações irão representar o RS na etapa nacional em Brasília/DF - Foto: José Luis Zasso - ACS/SES

Instância de representação 

A 4ª CNGTES estadual é uma das conferências temáticas de saúde organizadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), junto ao Conselho Estadual de Saúde (CES). Trata-se de uma instância de representação dos vários segmentos sociais, com a missão de deliberar e orientar o governo na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias.  

Etapas  

A conferência acontece nos âmbitos municipais, estaduais e nacional. O processo começa nos municípios, com debates sobre as necessidades locais e elaboração e sistematização de propostas. Na esfera estadual, as proposições são debatidas e aprovadas para formatar um relatório que será encaminhado para debate na conferência nacional.  

Em todas as etapas os delegados e delegadas vão sendo eleitos, respeitando a paridade entre gestores/prestadores, usuários e trabalhadores de saúde para representar os municípios/estados nas diversas etapas e levar adiante às propostas aprovadas.  

Mais informações estão disponíveis no site do Conselho Estadual de Saúde 

Secretaria da Saúde