Saúde alerta para os malefícios da exposição solar indevida
Publicação:
Os cuidados com a pele devem ser adotados rotineiramente em todas as estações. No entanto, durante o verão, a maior exposição solar, a transpiração e a prática de esportes ao ar livre, exigem de todos uma preocupação ainda maior. De acordo com a médica do Ambulatório de Dermatologia Sanitária do RS, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES), Cecília Cassal, a proteção solar durante o ano inteiro é necessária e os fatores de proteção devem ser ajustados de acordo com a sensibilidade de cada pele.
O ideal é que a exposição ao sol ocorra de forma moderada, respeitando os limites de cada um. "Não ultrapassar o horário das 10 da manhã e não se expor antes das 16 horas, é o passo número um na busca por uma pele saudável e um bronzeado bonito", explica a dermatologista. Com o horário de verão, o horário ideal pode ficar antes das 11 e depois das 17 horas. Aos idosos recomenda-se uma generosa aplicação do produto sobre a pele, 30 minutos antes da exposição ao sol. Já as crianças devem usar protetores solares específicos para esta faixa etária com o intuito de evitar alergias precoces a algum componente dos produtos de uso adulto.
Além de queimaduras solares, a exposição indevida aos raios UVA e UVB geram o envelhecimento precoce, manchas e alterações no DNA das células da pele. "Mesmo assim, se a imprudência tiver sido maior e a queimadura estiver estabelecida pela exposição indevida ao sol, recomenda-se o uso de analgésicos para aliviar a dor, ingestão de bastante líquidos e abuso dos cremes emolientes, preferencialmente os que contenham o mínimo de perfumes e corantes." Em caso de febre, mal-estar ou aparecimento de bolhas, um médico deverá ser consultado.
"Vale ressaltar à população que a proteção solar intermediária nessa época do ano, é o fator 30, sendo reaplicado a cada duas a três horas, respeitando os horários adequados para se expor ao sol."
Dicas importantes:
- O câncer de pele é o mais freqüente entre os humanos
- O principal fator de risco é a exposição solar excessiva e sem proteção
- Embora as pessoas de pele branca sejam mais suscetíveis, o câncer de pele ocorre em todas as raças
- Observe sempre os horários de exposição solar, até 10 horas e depois das 16 horas. No horário de verão, até as 11 e depois das 17 horas.
- Utilize roupas e filtros solares onde a roupa não cobre a pele
- Não se esqueça do chapéu e óculos de sol.