Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Santa Rosa inaugura centro regional de transtorno do espectro do autismo

Publicação:

Card da campanha: uma pessoa estilizada. Do lado, está escrito TEAcolhe, Programa de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.

Com a presença do prefeito, Anderson Mantei, profissionais de saúde e autoridades municipais, o Centro Regional de Referência (CRR) em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) foi inaugurado nesta segunda-feira (21) na APADA (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos) em Santa Rosa.

Parte do programa TEAcolhe, o local conta com um médico e outros dois profissionais de nível superior, todos com formação específica em TEA, e oferecerá atendimento aos casos graves de autismo e suas famílias nos 22 municípios que fazem parte da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

A imagem mostra um grupo de pessoas (cinco mulheres e dois homens) de pé e sorrindo.
O prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei (camisa azul), junto à equipe na inauguração - Foto: Divulgação/ SES

Com a inauguração, a região Missioneira passa a ter uma das melhores linhas de cuidados ao Espectro do Autismo, contando com centros regionais também em Ijuí, Cruz Alta e Santo Ângelo, além do Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo, em Santa Rosa, inaugurado em novembro, que oferece suporte técnico, a partir do matriciamento, às equipes dos centros regionais bem como aos municípios da macrorregião.

“O centro inaugurado é um dos centros de mais alto nível e com uma equipe técnica altamente qualificada”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann. “Certamente será uma inspiração no atendimento aos pacientes e seus familiares”.

O Programa Te Acolhe

A Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, também chamada de programa TEAcolhe, busca qualificar o atendimento no tema do autismo, sensibilizar a sociedade quanto à inclusão da pessoa com autismo e da família e horizontalizar o atendimento multiprofissional integrado à pessoa com autismo e à família.

É fortalecida a estrutura existente nos municípios com a criação de 30 Centros Regionais de Referência (CRR), responsáveis pelo atendimento dos casos severos, graves e refratários da região, e sete centros macrorregionais, voltados para qualificar os profissionais das áreas prioritárias de saúde, educação e assistência social. Além do CMR de Santa Rosa, já foram inaugurados os CMR de Cachoeira do Sul e Pelotas, e Canoas está em processo de implantação.

A ideia é garantir e atender às necessidades específicas das pessoas com autismo, possibilitando o seu desenvolvimento pessoal e a sua inclusão social com atendimento integrado e qualificado em qualquer local onde buscarem apoio.

Secretaria da Saúde