Samu promove simpósio sobre tecnologia e inovação para enfermeiros do serviço
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A central estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realiza nesta quinta-feira (25) a quarta edição do Simpósio de Enfermagem. Neste ano, o tema foi Tecnologia e Inovação na Urgência e Emergência. Promovido de forma online para profissionais de todo o Estado, o evento reuniu cerca de 600 inscritos, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e condutores.
O encontro é desenvolvido pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU), do Departamento de Regulação Estadual da Secretaria da Saúde. A data foi escolhida em alusão ao mês de maio e às comemorações dos profissionais de enfermagem.
No simpósio, a enfermeira do NEU Tatiane Lima compartilhou alguns dos usos da tecnologia que permitiram avanços nas capacitações do setor. Ela usou como exemplo o impulso demandado durante a pandemia de covid-19, desde 2020, quando o núcleo passou a realizar os cursos introdutórios para novos socorristas de forma online. “Tivemos essa necessidade e percebemos que esse novo método era mais prático e acessível na comparação com o tipo presencial, que fazia com que os profissionais tivessem que se deslocar aqui para Porto Alegre durante dois ou três dias”, relatou. “Tanto que, agora, a versão online se tornou permanente”, completou.
Tatiana ainda falou de outras capacitações realizadas a distância, como os quatro cursos ofertados em 2022 sobre o atendimento a pessoas com acidente vascular cerebral (AVC) — cada um deles reunindo mais de 200 pessoas. A enfermeira apontou, contudo, que faz parte das atribuições e metas do núcleo o seguimento de cursos presenciais paralelamente.
Tecnologia em informação
Também participou do evento um representante da True, empresa de tecnologia da informação especializada em soluções e sistema para a área da saúde que, desde 2005, é contratada pelo Samu Estadual. É pela ferramenta dela que passaram no ano passado quase 920 mil ligações feitas para o serviço de urgência, ficando todas gravadas.
Ao longo do tempo, outras inovações foram sendo implementadas, como os relatórios dos atendimentos realizados e um aplicativo que permitiu o envio dos dados do socorro da central para as bases das unidades móveis de forma mais rápida. Também foram incorporados outros serviços, como o rastreamento das ambulâncias e boletins de atendimento e prescrições médicas online.
Em 2018, o Samu do RS lançou em parceria com a empresa o aplicativo para celular Chamar 192. Por meio dele, a pessoa pode deixar um pré-cadastro já preenchido e, ao realizar um chamado pelo próprio aplicativo para a central, as suas informações já estarão integradas ao sistema, reduzindo o tempo de atendimento e permitindo também a identificação da localização exata da solicitação pelo GPS do telefone.
O simpósio tem ao longo do dia palestras sobre a identificação do potencial doador no serviço de urgência e emergência, atuação do enfermeiro com as tecnologias no atendimento, manual e protocolo de enfermagem para transtorno de ansiedade e novas regulamentações no atendimento pré-hospitalar.