Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Sábado é Dia de Prevenir o Câncer de Pele

Publicação:

No próximo sábado (04.12) será realizada a sexta etapa da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Neste dia, serão oferecidos gratuitamente exames de pele e orientações sobre os principais cuidados com a exposição solar, prevenção e detecção precoce da doença. No RS, serão 15 locais de atendimento, das 9h às 15h. Em Porto Alegre, serão disponibilizados serviços em seis instituições: Ambulatório de Dermatologia Sanitária - ADS (Av. João Pessoa, 1327), Hospital de Clínicas, Hospital Independência, Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, Hospital São Lucas e Santa Casa.
Os serviços serão prestados por 100 dermatologistas cadastrados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que promove o evento com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), Secretarias Municipais e serviços dermatológicos credenciados. No ano passado, foram atendidas 2.750 pessoas no Estado. Os casos de diagnóstico positivo serão encaminhados para tratamento ou cirurgia. No interior do Estado, os locais de atendimento são os seguintes: em Bento Gonçalves, na Secretaria Municipal de Saúde; em Caxias do Sul, na Praça Rui Barbosa; em Pelotas, no Centro de Especialidades; em Rio Grande, no Hospital Universitário; em Santa Cruz do Sul, no Hospital Ana Nery; em Santa Maria, no Hospital Universitário e no Ambulatório Rosário; em Três de Maio, no Posto de Saúde e em Vacaria, no Centro Médico Municipal.
O médico do Ambulatório de Dermatologia Sanitária da SES e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, seção RS, Sérgio Dornelles, alerta que é preciso estar atento a alguns sinais na pele, como pinta preta ou castanha que muda de cor, textura, torna-se irregular nas bordas e aumenta de tamanho. Também é preciso ficar atento em relação a manchas ou feridas que não cicatrizam, apresentam coceira, crostas ou sangramento. O Instituto Nacional do Câncer estima para este ano, 87 mil novos casos de câncer de pele no Brasil.
Secretaria da Saúde