RS Mais Saúde prevê 50 Unidades de Pronto Atendimento até 2015
Publicação:

O programa RS Mais Saúde, que vai ao ar nesta quarta-feira (05), apresenta a experiência da Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) de Santa Maria, uma das seis já implantadas no Rio Grande do Sul. Ao todo, estão previstas 50 UPAs em funcionamento no Estado até 2015, cada uma com capacidade de resolver 96% dos casos atendidos, desafogando a rede hospitalar. O RS Mais Saúde, é produzido pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e é veiculado em todas as emissoras de TV do Estado.
Para o secretário de Saúde, Ciro Simoni, as Unidades de Pronto Atendimento são resultado de um trabalho conjunto que impacta diretamente na procura das emergências hospitalares. "Podemos assegurar que a maioria dos casos podem ser resolvidos (nas UPAs) com qualidade e de forma plena".
O Governo do Estado em parceria com a União e municípios realiza, a partir das UPAs, mais de 40 mil atendimentos/mês, complementando o ciclo da saúde no Estado, que começa com o atendimento básico à família, diminuindo a procura por emergências. "A gente sabe que não está sozinha e isso dá tranquilidade", ressalta a dona de casa, Sandra Gottlieb, de Santa Maria.
UPAs
As Unidades de Pronto Atendimento 24 horas são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares. Com o objetivo de diminuir as filas nas emergências dos hospitais, as UPAs funcionam sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, especialmente à noite e aos finais de semana, quando a rede básica e a Estratégia Saúde da Família não funcionam.