Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Rio Grande do Sul avança no acesso ao atendimento de consultas especializadas

Secretaria da Saúde destacou as mudanças na regulação estadual durante o 34º Congresso do Cosems

Publicação:

a imagem é de um ambiente formal de conferência ou seminário, com quatro palestrantes em um palco, uma plateia atenta e uma tela de apresentação ao lado.
Em uma das últimas mesas do evento, a SES apresentou os avanços da regulação - Foto: José Luís Zasso/Ascom SES

O Departamento de Regulação Estadual (DRE) da Secretaria da Saúde (SES) apresentou os avanços do Rio Grande do Sul na regulação da primeira consulta especializada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Entre dezembro de 2023 e julho de 2025, o número de solicitações de consultas ambulatoriais aguardando avaliação médica caiu de 192.364 para 68.820, uma redução de 64%. A fila de espera (total de pacientes aguardando consulta especializada) também tem apresentado redução. O plano é alcançar uma regulação em tempo real até o final de 2025. 

Os avanços passam pela ampliação do convênio com o TelessaúdeRS, permitindo o aumento da equipe de reguladores, a oferta de consultorias para especialidades mais sensíveis e com maior dificuldade de acesso, qualificação de profissionais da atenção primária em todas as macrorregiões de Saúde do Estado e o aumento dos canais de comunicação com a equipe de regulação.

"A regulação hospitalar também apresentou avanços. Há dois anos não tínhamos essa realidade, mas ampliamos o número de profissionais na regulação, passamos a ter um regulador exclusivo para a devolução de um paciente, após avaliação e tratamento em um nível de maior complexidade, para a unidade de saúde de origem, o que chamamos de contrarreferência, e ainda definimos protocolos e hoje conseguimos regular todos os casos”, comemorou a diretora do DRE, Suelen Arduin.  

Outro ponto destacado foi a redução do tempo de espera para leitos psiquiátricos no Estado, com tempo médio de espera entre 48 a 72 horas. Atualmente, cerca de 500 pacientes aguardam leitos psiquiátricos no Estado, uma redução de 28% no último semestre.

A apresentação foi realizada em um painel do 34º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).

Painéis destacam manejo de arboviroses e construção de planos regionais integrados

Nesta sexta-feira (8/8), último dia do 34º Congresso do Cosems, a SES participou de outros dois painéis. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e o Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps) realizaram uma apresentação sobre manejo de arboviroses e o Programa Qualifica Vigilância RS. A Assessoria de Gestão e Planejamento (Ageplan) apresentou um painel sobre a construção de planos regionais integrados.

34º Congresso do Cosems/RS

Após a maior tragédia meteorológica da história do Estado, o 34º Congresso do Cosems/RS foi um espaço de reencontro, reconstrução e renovação de propósitos. Com o tema “SUS que Cuida, Gestão que Reconstrói – Novos Caminhos para um Rio Grande que refloresce!”, o evento destacou a força dos territórios, a resiliência dos gestores municipais e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) em contextos de crise.

Secretaria da Saúde