O aumento da expectativa de vida no Rio Grande do Sul desencadeou a necessidade de revisão do modelo assistencial, adequando a oferta de serviços ao perfil da população que passa a necessitar de acompanhamento continuado pelas equipes de saúde. Para viabilizar esta mudança no sistema de saúde, foi aprovada em 2005 (Resolução CIB/RS 227/05) a Política Estadual de Saúde do Idoso, que dentre outras estratégias de ação prevê a melhoria do acolhimento, humanização, capacitação dos profissionais responsáveis e equipes de atenção, e qualidade da atenção à Saúde do idoso, mediante ações de educação em saúde (prevenção e controle da Hipertensão, Diabetes, Infecções respiratórias, depressão e outras), incentivo à alimentação e nutrição saudável, atividade física e atividades de lazer, esporte, cultura e lazer, bem como assistência integral resolutiva. Uma das ferramentas para melhoria da assistência integral adotada foi a implantação da Caderneta de Saúde do Idoso em 345 municípios, com capacitação das equipes municipais da Estratégia da Saúde da Família para a plena utilização da mesma, visando a qualificar a atenção ao idoso na rede básica de saúde. Na mesma lógica, a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) vem capacitando as coordenadorias estaduais, os profissionais responsáveis pelo Programa da Saúde do Idoso e as equipes de saúde que atuam na rede do SUS para o estímulo ao desenvolvimento de hábitos saudáveis de vida na 3ª e 4ª idade (velhice).
Um exemplo de ação é a campanha anual da vacinação contra a Influenza. No ano passado, em parceria com os municípios, foram vacinados 1.416.830 idosos, o que representa 73,68 % da população acima de 60 anos. A medida contribuiu para a redução da morbidade-mortalidade por gripe, pneumonia e outras complicações respiratórias, especialmente, durante o período de inverno.
Entre as atividades promovidas pela SES/RS para comemorar o Dia Nacional do Idoso, foi realizado em setembro de 2009, do III Encontro Estadual de Saúde e Políticas Públicas para o Idoso, No encontro, foram discutidas políticas de saúde, cidadania e direitos, violência e o papel dos gestores na atenção à Pessoa Idosa - RS Amigo do Idoso. Outras ações em 2009 foram a participação da SES/Seção da Saúde do Idoso nas capacitações e eventos das coordenadorias estaduais, dos municípios do RS Amigo do Idoso, do Conselho Estadual do Idoso, Feira do Livro, em Porto Alegre, com o tema "Fragilidade na Pessoa Idosa, no mês de novembro e o I Curso de Cuidadores de Idosos - ETSUS/RS Amigo do Idoso, com a capacitação de 28 Cuidadores de Idosos de Porto Alegre e do município de Gravataí..