Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Residência Médica em Psiquiatria do Hospital São Pedro forma nova turma de profissionais

O programa é credenciado no Ministério da Educação desde 1986 e foca no trabalho psiquiátrico em equipes multiprofissionais

Publicação:

14 pessoas de pé em um palco. São homens e mulheres de idades variáveis. Alguns seguram diplomas na  mão.
Solenidade ocorreu no auditório da Amrigs, em Porto Alegre - Foto: Divulgação SES

Foi realizada, no sábado (21/2), a formatura do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). A solenidade ocorreu no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre.

Participaram do evento, as diretoras dos Hospitais Próprios do Estado, Letícia Ikeda, e da Escola de Saúde Pública, Terezinha Valduga. Representantes da Associação de Psiquiatria do RS e do Sindicato Médico do RS (Simers) também prestigiaram a cerimônia.

“Essa formatura representa o encerramento de um ciclo de aprendizados e troca de experiências nessa modalidade de educação profissional, com nível de pós-graduação e caráter interdisciplinar”, destacou a coordenadora da residência em psiquiatria, Fernanda Fangueiro. Ao longo de quatro décadas, a Residência em Psiquiatria do São Pedro se consolidou como um dos pilares da formação psiquiátrica no Rio Grande do Sul”, acrescentou.

Desenvolvida em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP), a residência é fundamentada na legislação vigente da Comissão Nacional de Residência Médica e nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Na prática, a residência médica em psiquiatria orienta e acompanha atividades de atenção integral à saúde em serviços assistenciais da rede pública, promovendo atividades de estudo e reflexão sobre a prática de atendimento e a atuação dos profissionais na atenção primária, em saúde mental e em psiquiatria.

O programa tem foco na concepção do trabalho em equipe multiprofissional para uma ação interdisciplinar e transdisciplinar. O objetivo é qualificar o profissional médico para uma intervenção analítica, crítica, investigativa e propositiva em saúde mental. Desde seu credenciamento no Ministério da Educação, em 1986, o programa formou gerações de psiquiatras que hoje atuam na assistência, no ensino, na gestão e na pesquisa.

Secretaria da Saúde