Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Redução de danos para usuários de álcool e outras drogas é tema de encontro macrometropolitano

Publicação:

20140819142253-mg-1831.jpg
O encontro acontece nesta terça e quarta-feira (19 e 20/08) na AMRIGS - Foto: Taiane Fagundes/SES

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Departamento de Ações em Saúde (DAS), promove nesta terça e quarta-feira (19 e 20) o primeiro “Encontro Macrometropolitano de Redução de Danos: A redução de danos como diretriz de atenção às pessoas que usam álcool e outras drogas”. O evento, que tem como público-alvo os trabalhadores da rede de atenção psicossocial da Região Metropolitana, ocorre na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e propõe a discussão e o compartilhamento de práticas de cuidado das pessoas que fazem o uso de álcool e outras drogas.

Durante a cerimônia de abertura, a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, falou sobre a importância dos trabalhadores se apropriarem dos princípios éticos da política de redução de danos, entender o que é, a maneira como foi criada e as práticas que estão sendo realizadas. “O encontro de hoje é parte de um processo. Uma das principais áreas para investimentos do Governo do Estado durante este período foi a da atenção psicossocial na saúde mental”, enfatizou.

Conforme a titular da SES, o Rio Grande do Sul é o estado com mais recursos destinados para a Atenção Básica e para a Saúde Mental. A expansão dos serviços e dos investimentos durante este período possibilitou a criação de 12 Centros de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas (CAPS AD III) disponíveis à população, a ampliação para 37 equipes que trabalham na redução de danos, além da implementação de unidades de acolhimento e de 1.301 leitos disponíveis para saúde mental em hospitais gerais no Estado. A criação de oficinas terapêuticas e dos Núcleos de Apoio à Atenção Básica em Saúde Mental (NAABS) também integram as ações da SES na área de saúde mental. “Temos sido decisivos em relação a este tema”, enfatizou Sandra Fagundes.

Para a diretora do DAS, Károl Veiga, “o momento é de celebração, onde a Política de Redução de Danos para o cuidado em álcool e outras drogas já está estabelecida dentro das Políticas Estaduais de Atenção Básica, Saúde Mental e DST/AIDS, consolidando um trabalho de mais de quatro anos nesta área”.

O cronograma do encontro macrometropolitano conta com diversas atividades, entre elas intervenções artísticas, como a apresentação do grupo Reduction Song (de São Lourenço do Sul), criação de oficinas e apresentações de painéis. “Infância e Adolescência” e “Experiências em Redução de Danos: trabalho em campo, centros de convivência, salas de uso, GAM e outros contextos” são duas das principais rodas de conversa que serão realizadas na tarde de hoje.

“Tivemos uma ampliação de R$ 15 milhões para R$ 60 milhões ao ano em 2014 para o investimento na área de saúde mental. Anteriormente, os recursos eram apenas para leitos e comunidades terapêuticas. Com a expansão da Política, houve uma diversificação dos tipos de serviços e da oferta de cuidado, que corresponde à ampliação do acesso”, destacou a coordenadora da Política de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da SES, Ana Carolina Rios.

“Estabelecer a redução de danos como princípio ético do cuidado de pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas é afirmar os princípios de universalidade, integralidade e equidade contidos no Sistema Único de Saúde (SUS). A intersetorialidade é imprescindível na realização deste trabalho”, reforçou a coordenadora.

Conforme Ana Carolina, a proposta do evento é reunir não apenas trabalhadores, mas gestores e usuários de toda a rede de serviços. O encontro macrometropolitano é o quinto de sete encontros que irão ocorrer até o final do ano e que tratam dessa temática. Nos dias 27 e 28 de agosto, ocorre o encontro da Região dos Vales, porém o da Região da Serra ainda não possui data definida. A atividade conta com a presença de representantes do Ministério da Saúde (MS) e de convidados de outros estados para a composição das mesas.

 

 

Programação do evento:

 

19/08 (terça-feira)

9h – Abertura

  • Sandra Fagundes – Secretária Estadual de Saúde
  • Károl Veiga Cabral – Diretora do Departamento de Ações em Saúde
  • Ana Carolina Rios Simoni – Coordenadora Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas
  • Alessandra Siqueira – representando a Coordenação Estadual de Atenção Básica
  • Jaqueline Oliveira Soares – Coordenadora Estadual de DST/AIDS
  • Pollyanna Pimentel Medeiros – representante da Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde (MS)

9h30 – Mesa “Redução de Danos nas Reformas Psiquiátrica e Sanitária”

  • Denis Petuco – RJ
  • Alexandre Amorim – SES/RS
  • Sandra Torossian – UFRGS/RS

12h – Almoço

13h30 – Apresentação CO-RAP (Santa Maria)

14h – Mesa “Políticas de Drogas e Direitos Humanos”

  • Henrique Carneiro – USP
  • Carlos César D'Elia – Direitos Humanos/PGE
  • Márcia Colombo – Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais (MS)

16h – Oficinas e Rodas de Conversa

Sala 21 – Os CAPS e a Redução de Danos (Ana Carolina Patrian e Douglas Cassaroto)

Sala 22 – Redução de Danos na Atenção Básica e Apoio Matricial (Michele Eichelberger, Michel Rossetto e Patrícia Ligocki)

Sala 24 – Atenção à Crise e Internações Compulsórias (Deivison Viana e Jaqueline Monteiro)

Sala 29 – Infância e Adolescência (Carlinhos Guarnieri)

Sala 23 – Experiências em Redução de Danos: trabalho de campo, centros de convivência, salas de uso, GAM e outros contextos (Thiago Calil, Rafael Gil, Fátima Machado, Belchior Amaral, Coletivo Lótus)

Auditório – Redução de Danos e População de Rua (Veridiana Machado, Elissandra Siqueira e Boca de Rua)

17h30 – Apresentação Reduction Song (São Lourenço do Sul)

Coffee Break

 

 

20/08 (quarta-feira)

9h – Mesa “A RD diretriz como cuidado na prática dos CAPS III, Unidades de Acolhimento, Consultórios na Rua e Centros de Convivência”

  • Ana Carolina – CAPS III de Santo André/SP
  • Maria do Rosário – Cons. Na Rua de Santo André/SP
  • Maria Aparecida Gimenez – Unidade de Acolhimento de São Bernardo do Campo/SP
  • Thiago Calil – Centro de Conviência É de Lei/SP

11h – Apresentação: “Os In-Visíveis”

12h – Almoço

13h30 – Intervenção: Cambada de Teatro em Ação Direta Levante Favela

14h – Painel: “Práticas de RD”

  • Marcelo Freire – De Braços Abertos/SP
  • Elissandra Gimenez – São Lourenço do Sul/RS
  • Carlinhos Guarnieri – Novo Hamburgo/RS
  • Felipe Bittencourt – Santana do Livramento/RS

16h – Oficinas e Rodas de Conversa

Sala 21 – Os CAPS e a Redução de Danos (Ana Carolina Patrian e Douglas Cassaroto)

Sala 22 – Redução de Danos na Atenção Básica e Apoio Matricial (Michele Eichelberger, Michel Rossetto e Patrícia Ligocki)

Sala 24 – Atenção à Crise e Internações Compulsórias (Deivison Viana e Jaqueline Monteiro)

Sala 29 – Infância e Adolescência (Carlinhos Guarnieri)

Sala 23 – Experiências em Redução de Danos: trabalho de campo, centros de convivência, salas de uso, GAM e outros contextos (Thiago Calil, Rafael Gil, Fátima Machado, Belchior Amaral, Coletivo Lótus)

Auditório – Redução de Danos e População de Rua (Veridiana Machado, Elissandra Siqueira e Boca de Rua)

17h30 – Encerramento

 

 

Texto: Priscila da Silva/SES
Edição: Redação Secom

 

Secretaria da Saúde