Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Realizada oficina sobre Caderneta de Saúde do Adolescente

Publicação:

 

A Caderneta de Saúde do Adolescente começa a ser implantada no Rio Grande do Sul a partir da primeira oficina sobre o tema realizada hoje (5) no Hotel Continental, em Porto Alegre. 

 

A Caderneta reúne informações sobre como evitar doenças, mudanças no corpo, além de orientações relativas à saúde sexual e saúde reprodutiva, saúde bucal e alimentação. Servirá de roteiro sobre os principais cuidados inerentes à faixa-etária dos 10 aos 16 anos e dá continuidade à caderneta da criança, pois traz um breve histórico dos pacientes. A iniciativa é da Seção de Saúde da Criança e Adolescente da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e segue o compromisso firmado com Ministério da Saúde em desenvolver ações nessa área.

 

Participaram da oficina representantes de sete coordenadorias regionais de saúde e de 25 municípios do Estado. A previsão é que em novembro deste ano as primeiras 130 mil cadernetas comecem a ser distribuídas, o que vai abranger o equivalente a 10% da população de adolescentes no RS, estimada em cerca de 1,2 milhão.

 

Conforme orientação do Ministério da Saúde, devem ser incluídos nesse processo de discussão os municípios do Programa Saúde na Escola (PSE), mas como a implantação da Caderneta de Saúde do adolescente será gradativa, a SES decidiu começar pelos municípios do Programa Saúde Prevenção na Escola (SPE), os quais já desenvolvem atividades voltadas aos adolescentes e seus técnicos já receberam capacitação em maio deste ano. Posteriormente, a implantação da Caderneta será ampliada para as demais regiões do RS.

Secretaria da Saúde