Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Reaberta consulta pública para construção da Política Estadual de Saúde da Pessoa com Deficiência

Prorrogação até 11 de agosto busca ampliar participação da sociedade no envio de contribuições

Publicação:

Criança com síndrome de Down sorri para a foto. É uma menina branca, com cabelos castanhos claros divididos em duas tranças e uma franja. Ela veste uma camisa quadriculada na cor rosa. Ao fundo, desfocado, está um jardim.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) reabriu nesta semana o formulário da consulta pública da Política Estadual de Saúde da Pessoa com Deficiência. O instrumento é uma das formas de participação da sociedade na construção das diretrizes. Inicialmente previsto para encerrar em maio, o prazo foi prorrogado até 11 de agosto, em função da crise climática que assolou o Rio Grande do Sul.  

A elaboração da política, foi realizada ao longo de 2023 em um grupo de trabalho interno e externo da SES, por meio do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde.  A sociedade poderá participar da consulta pública acessando o documento da escrita preliminar e contribuindo na tomada de decisão referente à pauta da saúde da pessoa com deficiência, no âmbito do Rio Grande do Sul.    

As contribuições podem ser realizadas no formulário disponível na internet, onde também está disponibilizada a escrita preliminar da política para leitura. Também podem ser enviadas contribuições para o e-mail politicapcd@saude.rs.gov.br 

O objetivo desta política é promover e proteger a equidade no acesso e o cuidado integral à saúde da pessoa com deficiência, estabelecendo princípios e ações estratégicas para a organização da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Estado do Rio Grande do Sul. O documento preliminar da política pode ser acessado pelo formulário ou clicando aqui. 

 

Por Mariana Ribeiro/SES
Secretaria da Saúde