Quase dois mil postos de saúde estarão abertos neste sábado para vacinação contra gripe comum e H1N1
Publicação:
No primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe sazonal, (sábado 24/03), 1.919 postos de saúde estarão abertos das 9 horas às 17 horas nos 496 municípios do Rio Grande do Sul para a imunização dos idosos. Todas as pessoas acima dos 60 anos, devem tomar a dose contra a gripe comum. Hoje no Estado são mais de 1,4 milhão de pessoas nessa faixa etária. A meta do governo é imunizar pelo menos 80% deste total. A campanha de vacinação dos idosos contra a gripe sazonal prossegue até o dia 7 de maio.
Os idosos que possuírem alguma comorbidade (portadores de doenças crônicas que precisam de proteção por já se encontrarem em situação de vulnerabilidade, podendo apresentar quadros de maior gravidade e morte) também farão na mesma oportunidade a vacina para a Influenza A (H1N1). Nesses casos, será aplicada uma dose em cada braço.
O sábado será ainda mais uma oportunidade para as pessoas que compõem os demais grupos prioritários da estratégia nacional de imunização contra a Gripe A fazerem a vacinação. Assim, crianças de seis meses a dois anos, gestantes em qualquer período de gestação, portadores de comorbidades (abaixo dos 60 anos) e adultos saudáveis de 20 a 29 anos poderão procurar os locais para receberem a dose. Destaca-se entre esses os casos das crianças, que devem receber duas meias doses da vacina, a segunda 30 dias após a primeira.