Propostas sobre gestão do trabalho e educação em saúde são debatidas durante conferência em Porto Alegre
Plenária final acontece nesta sexta-feira (26/07) na UFSCPA
Publicação:

A etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde chegou nesta quinta-feira (25/07) ao seu segundo dos três dias de programação. Centenas de propostas foram analisadas e debatidas pelos cerca de 200 delegados por meio de grupos temáticos. Serão anunciadas, ao final da etapa, as deliberações, resoluções e diretrizes para a formulação das políticas de saúde pública, com foco na educação permanente das equipes de saúde, visando ao aprimoramento do trabalho e do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento conta com 73 municípios representados por delegados eleitos nas etapas municipais ocorridas até junho deste ano. Também estavam presentes integrantes de movimentos sociais organizados, de entidades ligadas à área da saúde, profissionais, gestores e prestadores de serviços de saúde.
A programação desta quinta-feira incluiu as atividades dos grupos de trabalho que acompanharam os três eixos temáticos:
- Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
- Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
- Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
Ainda nesta quinta-feira, está prevista a eleição dos 64 delegados e delegadas que participarão da Conferência Nacional que será realizada de 10 a 13 de dezembro, em Brasília.
Para o encerramento, nesta sexta-feira (26/07), o local volta a ser a UFSCPA, onde acontece na plenária final, com a sistematização das propostas pela comissão de relatoria, votação de propostas prioritárias, leitura e aprovação de moções e apresentação e homologação da delegação eleita para a etapa nacional.
Instância de representação
A 4ª CNGTES estadual é uma das conferências temáticas de saúde organizadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), junto ao Conselho Estadual de Saúde (CES). Trata-se de uma instância de representação dos vários segmentos sociais, com a missão de deliberar e orientar o governo na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias.
Etapas
A conferência acontece nos âmbitos municipais, estaduais e nacional. O processo começa nos municípios, com debates sobre as necessidades locais e elaboração e sistematização de propostas. Na esfera estadual, as proposições são debatidas e aprovadas para formatar um relatório que será encaminhado para debate na conferência nacional.
Em todas as etapas os delegados e delegadas vão sendo eleitos, respeitando a paridade entre gestores/prestadores, usuários e trabalhadores de saúde para representar os municípios/estados nas diversas etapas e levar adiante às propostas aprovadas.
Mais informações estão disponíveis no site do Conselho Estadual de Saúde