Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Projeto une professores e médicos para recuperar respiradores para pacientes da Covid-19

Publicação:

A imagem mostra dois respiradores em cima de uma mesa.
Respirador recuperado - Foto: João Carlos Lima

Os hospitais da região central do estado podem contar um projeto de recuperação de respiradores para serem utilizados no tratamento de doentes da Covid-19. Professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e médicos da cidade criaram um projeto para consertar, adaptar e desenvolver novos respiradores, de forma gratuita, para serem utilizados no tratamento de pessoas acometidas pela doença.

A iniciativa está sendo desenvolvida em três frentes: recuperação de respiradores, adaptação de respiradores manuais e desenvolvimento de respiradores de baixo custo.

Uma das propostas do grupo é buscar respiradores antigos e em desuso, testá-los e enviá-los para manutenção, para que possam ser colocados à disposição da comunidade.

Também fazem adaptação de respiradores manuais por meio de um dispositivo que torne o seu funcionamento automático.

A terceira frente de atuação do projeto é o desenvolvimento de respiradores de baixo custo, mais simples que os disponíveis comercialmente, mas que possam ser usados no tratamento de pacientes com dificuldades respiratórias causadas pelo Coronavírus.

Desenvolvimento de respiradores

A proposta é desenvolver um respirador com dispositivos eletrônicos e com baixo custo de produção. A primeira versão do protótipo, chamada de “BalAir II”, já está em fase de testes. A sua utilização deverá ser avaliada e aprovada pela comunidade médica.

Participam do projeto, os professores João Carlos Lima, Benhur Stein, Celio Trois e João Vicente Ferreira, todos do Centro de Tecnologia da UFSM, e os médicos Marcos Tassinari e Odilon Vianna.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSM

Secretaria da Saúde