Profissionais são capacitados para operação de sistema de informação em vigilância sanitária
Publicação:

Técnicos da Divisão de Vigilância Sanitária do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) realizam capacitação que tem por objetivo orientar sobre a implantação e operação do Sistema de Informação em Vigilância Sanitária (SIVISA-RS). Dirigido a profissionais que atuam nas Coordenadorias Regionais de Saúde, a capacitação iniciou hoje e encerra nesta quarta-feira (25), na Escola de Saúde Pública (ESP/RS).
O software SIVISA é um Sistema de informação que permite o gerenciamento das ações de Vigilância Sanitária em tempo real. Por meio dele é possível emitir alvarás sanitários e registrar dados referentes à produção e qualidade dos serviços prestados pelas equipes municipais e regionais de Vigilância Sanitária, bem como do universo de estabelecimentos alvo das ações. O sistema é resultado de um termo de cooperação técnica que a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul firmou com a pasta da saúde do Estado de São Paulo, que desenvolveu o SIVISA.
“A partir da implantação do sistema será possível obter uma análise situacional em tempo real das ações municipais e estaduais em indústrias, estabelecimentos assistenciais de saúde e de interesse à saúde, restaurantes, supermercados, açougues, drogarias, farmácias de manipulação, entre outros”, explica a diretora adjunta do CEVS, Rosangela Sobieszczanski. Segundo ela, o SIVISA garantirá agilidade e permitirá ações de intervenção rápidas e efetivas que previnam e evitem riscos à saúde da população.
Os especialistas em saúde da DVS, Ana Claudia Zanchi e Leandro Santos de Oliveira, estão trabalhando no aprimoramento e adequação técnica do sistema às necessidades e a realidade sanitária do RS. Também estão organizando as capacitações. Nos dias 17 e 18 de outubro, uma primeira capacitação foi dirigida aos técnicos da vigilância sanitária em nível central. Em 2018, também serão realizados cursos dirigidos aos profissionais de vigilância que atuam nos municípios gaúchos.