Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Profissionais são capacitados para operação de sistema de informação em vigilância sanitária

Publicação:

Palestrante, em pé, ao fundo da sala, dá explicações. Técnicos, sentados, trabalham em seus computadores.
Primeira capacitação foi dirigida a técnicos da vigilância sanitária do nível central - Foto: Divulgação SES/RS

Técnicos da Divisão de Vigilância Sanitária do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) realizam capacitação que tem por objetivo orientar sobre a implantação e operação do Sistema de Informação em Vigilância Sanitária (SIVISA-RS). Dirigido a profissionais que atuam nas Coordenadorias Regionais de Saúde, a capacitação iniciou hoje e encerra nesta quarta-feira (25), na Escola de Saúde Pública (ESP/RS).

O software SIVISA é um Sistema de informação que permite o gerenciamento das ações de Vigilância Sanitária em tempo real. Por meio dele é possível emitir alvarás sanitários e registrar dados referentes à produção e qualidade dos serviços prestados pelas equipes municipais e regionais de Vigilância Sanitária, bem como do universo de estabelecimentos alvo das ações. O sistema é resultado de um termo de cooperação técnica que a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul firmou com a pasta da saúde do Estado de São Paulo, que desenvolveu o SIVISA.

“A partir da implantação do sistema será possível obter uma análise situacional em tempo real das ações municipais e estaduais em indústrias, estabelecimentos assistenciais de saúde e de interesse à saúde, restaurantes, supermercados, açougues, drogarias, farmácias de manipulação, entre outros”, explica a diretora adjunta do CEVS, Rosangela Sobieszczanski. Segundo ela, o SIVISA garantirá agilidade e permitirá ações de intervenção rápidas e efetivas que previnam e evitem riscos à saúde da população.


Os especialistas em saúde da DVS, Ana Claudia Zanchi e Leandro Santos de Oliveira, estão trabalhando no aprimoramento e adequação técnica do sistema às necessidades e a realidade sanitária do RS. Também estão organizando as capacitações. Nos dias 17 e 18 de outubro, uma primeira capacitação foi dirigida aos técnicos da vigilância sanitária em nível central. Em 2018, também serão realizados cursos dirigidos aos profissionais de vigilância que atuam nos municípios gaúchos.

Secretaria da Saúde