Primeira edição do Simpósio Estadual de Saúde Única é aberta em Porto Alegre
Publicação:

A secretária-adjunta Ana Costa representou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) na abertura do 1º Simpósio Estadual de Saúde Única nesta quarta-feira (31). O evento destaca a relevância da ação colaborativa e da transdisciplinaridade para a tomada de decisão na prevenção e no combate às doenças transmissíveis, em especial as zoonoses.
O simpósio segue até esta quinta-feira (1º), no Instituto de Ciências Básicas da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ICBS/Ufrgs). Ele é promovido pela Rede Saúde Humana, Animal e Ambiental (Rede Saúde Única) do Rio Grande do Sul e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio da SES.
Durante a abertura, Ana Costa destacou a importância de um processo de discussão integrada e de valorização da ciência. “É um grande momento para avançarmos numa discussão de organização de rede e para olharmos em conjunto, onde atores, com expertises diferentes, poderão atuar coletivamente em medidas mais efetivas”, ressaltou a secretária-adjunta. Ana Costa também recordou a assinatura, em agosto de 2020, de um termo de cooperação técnica entre a SES e a Fiocruz para o desenvolvimento de ações interssetoriais no conceito de Saúde Única. O termo foi assinado pela secretária Arita Bergmann e a então presidente da Fiocruz e hoje ministra da Saúde, Nísia Trindade.
“Esse simpósio representa um marco significativo, e a Fiocruz tem profundo interesse em contribuir com desenvolvimento da Saúde Única”, ressaltou o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, em mensagem de vídeo apresentada durante a abertura. Também participaram da mesa de abertura o coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz, Paulo Buss, a secretária-executiva da Rede Saúde Única, Joyce Schramm, a professora Ilma Brum, do ICBS/Ufrgs, a médica veterinária Flávia Fortes, representando a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, e Diego Moraes, diretor de Conhecimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, da Secretaria Estadual da Inovação, Ciência e Tecnologia.
1º Simpósio Estadual de Saúde Única
Realizado em formato híbrido, o simpósio reunirá profissionais, pesquisadores, tomadores de decisões, legisladores e estudantes. O simpósio pode ser acompanhado de forma online pela Ufrgs TV no YouTube.
Programação
No simpósio serão realizadas sete mesas redondas coordenadas por instituições parceiras, compostas por profissionais multidisciplinares com diversas visões e experiência em saúde humana, animal e ambiental.
Após a abertura oficial, foi realizada a primeira mesa do simpósio, com o tema “Políticas sobre Saúde Única: trilhando caminhos para o futuro”, com organização da Fiocruz. A mesa teve participação de Paulo Buss (Fiocruz), Socorro Gross (Opas-Brasil), Natiela Beatriz de Oliveira (Ministério da Saúde), Rivaldo Venâncio (Fiocruz), Cristina Schneider (Georgetown University) e Mellanie Dutra (Unisinos). Confira a programação completa.
Sobre a Rede Saúde Única
A Rede busca fortalecer e integrar processos de apoio a produção de ciência, tecnologia e inovação em Saúde Única, que beneficiem integralmente a população do Rio Grande do Sul por meio de troca de conhecimentos técnico–científicos com as instituições-membro nas áreas de pesquisa de desenvolvimento, produção e prestação de serviços em saúde pública, tais como vigilâncias ambiental e epidemiológica e fortalecimento dos sistemas de pesquisas e respostas as doenças em especial as infecciosas.
A Rede é formada pela SES, Fiocruz, Secretarias da Agricultura; da Inovação, Ciência e Tecnologia; e do Meio Ambiente do RS, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS), Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (Fapergs), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Grupo Hospitalar Conceição e nove universidades: Pontíficia Universidade Católica (PUC/RS) Universidade Federal do RS (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande (Furg) , Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade de Cruz Alta (Unicruz).