Equipe da SES conhece em SC sistema de transplantes
Modelo de captação de órgãos catarinense é referência no país
Publicação:

Uma equipe técnica do Departamento de Regulação (DRE) da Secretaria da saúde conheceu na segunda-feira (5) o modelo de gestão da Central Estadual de Transplantes (SC Transplantes) de Santa Catarina, em Florianópolis, referência no país na captação e realização de transplantes de órgãos.
Inspirado no modelo espanhol de coordenação de transplantes, reconhecido como o melhor do mundo nas últimas três décadas, o sistema catarinense é responsável pelo estado catarinense ter atingido 23 mil transplantes entre 1999 e 2024. Nos últimos 19 anos, Santa Catarina liderou em 14 a doação de órgãos no país.
A visita serviu para a comitiva do Rio Grande do Sul avaliar quais elementos podem ser incorporados para melhorar as taxas de doação e a eficiência do gerenciamento do sistema estadual de transplantes. “Nosso objetivo é replicar o sucesso de Santa Catarina no Rio Grande do Sul, buscando melhorar nossos indicadores, analisar nossos processos e fluxos de trabalho”, explicou a diretora do DRE, Suelen Arduin. “Conhecer a expertise é fundamental, pois temos observado uma evolução significativa nos dados de transplantes a nível nacional, o que reforça a necessidade de aprendermos novas práticas”.
Também participaram da visita técnica o diretor adjunto do DRE, Rogério Schneider, e o coordenador da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, Rogério Caruso.