Prefeitura de Roca Sales apresenta terreno para receber hospital em área livre de enchentes
À beira do rio Taquari, Hospital Roque Gonzales foi alagado em 2023 e 2024
Publicação:

Uma comitiva de Roca Sales apresentou à Secretaria Estadual da Saúde a proposta de uma área para a construção de um novo hospital no município, no Vale do Taquari. Localizado a 1,1 quilômetro do rio Taquari, o terreno de 4 mil m² fica em uma área dez metros acima do rio Taquari, com menor risco de ser atingida por alagamentos.
Em 2023 e 2024, o primeiro piso do Hospital Roque Gonzales foi invadido duas vezes pelas águas do rio Taquari durante as enchentes no município, interrompendo o atendimento à população. A necessidade de que o novo hospital fique em uma região resiliente a calamidades climáticas é exigência do Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Governo do Estado, para liberar recursos para atenuar os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul.
Uma primeira sugestão do município para a unidade não foi aceita por se tratar de uma área próxima do rio. Em uma reunião nesta quarta-feira (26/02), o prefeito de Roca Sales, Jones Wunsch, apresentou a nova opção. Um vídeo exibido durante a reunião mostrou que o terreno está localizado em uma parte do município que não foi afetada pela enchente. De acordo com a prefeitura, caso seja confirmada a escolha para a construção do hospital, o dono do terreno, um empresário de Roca Sales, vai doá-lo ao município.
A proposta da prefeitura é de que seja construído um hospital regional, passando a oferecer atendimento em especialidades que atualmente exigem que moradores de Roca Sales se desloquem até Encantado, referência para a região. O novo local será analisado pela equipe técnica da Secretaria da Saúde. Caso seja incluído no Plano Rio Grande, a Prefeitura de Roca Sales receberá do Governo do Estado R$ 500 mil para o desenvolvimento do projeto.
“Além de pensar no novo hospital, é preciso reformar a atual estrutura do Hospital Roque Gonzales, garantindo o atendimento à população enquanto é planejada e construída a nova unidade”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Foi acertado que o município apresentará um projeto com as melhorias necessárias para a instituição. A atual gestão informou que pretende transferir atividades para o andar superior do hospital, se prevenindo contra a possibilidade de novas enchentes.
O Hospital Roque Gonzales está desde fevereiro de 2023 sob intervenção do município, renovada no mês passado por mais dois anos.