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Prefeitura de Passo Fundo apresenta proposta para instalação de central de regulação do Samu

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Secretária Arita recebe vice-prefeito de Passo Fundo e comitiva.
Secretária Arita recebe vice-prefeito de Passo Fundo e comitiva. - Foto: Itamar Aguiar/SES

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, recebeu nesta terça-feira (05/03) o vice-prefeito e a secretária de Saúde de Passo Fundo, João Pedro Nunes e Cristine Pilati, para tratar da possibilidade da instalação na cidade de uma central de regulação descentralizada do Samu. O serviço, hoje feito por meio da central estadual em Porto Alegre, é o responsável por receber as chamadas pelo telefone 192, acionar as equipes de socorristas das ambulâncias que atendem a cidade e orientar a pessoa na ligação.

“Considerando a população de mais de 200 mil habitantes no município de Passo Fundo, a gestão municipal trouxe ao Estado a proposta de implantação da regulação compartilhada do Samu aos seus munícipes. Essa Central de Regulação utilizará os recursos da Central de Regulação Estadual, onde os médicos reguladores serão contratados pelo município de Passo Fundo para os atendimentos na urgência e emergência”, explica a diretora do Departamento de Regulação Estadual, Suelen Arduin. “Com isso, haverá uma qualificação no atendimento do Samu na urgência e emergência considerando as especificidades locais”, destacou. “O município de Passo Fundo e o Estado estão juntos para atender a população lá na ponta”, frisou o vice-prefeito João Pedro Nunes.

Na última semana, a prefeitura de Passo Fundo recebeu a confirmação do Ministério da Saúde para a habilitação de uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), também chamada de UTI móvel, com equipe composta por médico, enfermeiro, socorrista e condutor. Essa era uma das etapas necessárias para que a cidade passasse a poder solicitar a implantação de uma central de regulação própria. Atualmente, o município possui uma equipe de suporte básico do Samu (composta por técnico de enfermagem e motorista).

A Regulação Compartilhada do Samu foi implantada pela Secretaria Estadual da Saúde em 2019, com objetivo de incluir equipes municipais no processo de Regulação Médica, por meio das Centrais Acessórias de Regulação Remota em municípios-sede de bases do Samu com Unidade de Suporte Avançado (USA). A participação dos municípios que fazem a adesão é viabilizada pela ação de médicos reguladores exclusivos ou de médicos intervencionistas que atuam no processo regulatório dos chamados provenientes da sua área de abrangência.

Atualmente, Bento Gonçalves e Santa Maria mantêm esta ação, com a participação de médicos reguladores exclusivos ou de médicos intervencionistas que atuam no processo regulatório dos chamados provenientes da sua área de abrangência, vinculados à Central de Regulação de Urgências Estadual.

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