Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Prefeitos do Vale dos Sinos agradecem ao Estado por atendimentos de oncologia em Taquara

Publicação:

A imagem mostra quatro profissionais de saúde, uniformizados e de máscara, perto de equipamentos leitos de UTI equipados.
O Hospital de Taquara passou a ser referência nos atendimentos - Foto: Maicon Hinrichsen/Secom

Prefeitos do Vale dos Sinos agradeceram à Secretaria da Saúde nesta quinta-feira (26) pelo atendimento em oncologia que vem sendo oferecido desde o final pelo Hospital Bom Jesus, em Taquara. Em reunião na Secretaria, integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) relataram a satisfação dos usuários com o serviço na unidade, que se tornou em 25 de abril referência para pacientes oncológicos na região.

Foi um alívio. Medir a satisfação da população não tem preço”, disse o prefeito de Dois Irmãos e presidente da Amvars, Jerri Adriani Meneghetti. “Não é só o elogio. A gente viu o esforço do Governo do Estado e no mínimo agradecer à gestão estadual é nosso dever”.

Em abril e maio, mil pacientes de oncologia dos municípios de Novo Hamburgo, Ivoti, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, que antes eram atendidos no Hospital Regina, em Novo Hamburgo, desabilitado a pedido da própria instituição, passaram a receber tratamento em Taquara. Não há relatos, segundo os prefeitos, de falta de acesso ao serviço ou de transporte. 

Em Campo Bom, a mudança permitiu à prefeitura zerar a fila de 80 pacientes à espera de atendimento. Outros prefeitos presentes ao encontro na Secretaria da Saúde também relataram avanços no atendimento com o novo hospital de referência. 

A Secretária Arita estão no centro de uma mesa em formato de U. Em torno dela, um grupo de mais de 10 pessoas.
Reunidos com a secretária da Saúde, os prefeitos elogiaram o serviço depois da mudança - Foto: Divulgação?SES

“Este ato de hoje da Amvars demonstra que precisamos sempre nos pautar na questão técnica e no direito do cidadão de ter serviços de qualidade”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann. “Se houve decisão da instituição de não continuar o que estava contratualizado, a solução se chama gestão de resultados, feita com muitas mãos. Ou seja, acesso aos serviços de oncologia em Taquara”.

Demandas

Participaram da reunião, além da secretária Arita Bergmann, os prefeitos de São Leopoldo, Ary Vanazzi; de Lindolfo Collor, Gaspar Behne; Presidente Lucena, Gilmar Fuhr; São José Hortêncio, Ester Koch; e de Canoas, Nedy de Vargas Marques, além dos vices-prefeitos de Morro Reuter, Airton Bohn, e Nova Hartz, Neri Carlos Chicatto, e secretários municipais de Saúde e outras autoridades. 

Entre outros assuntos, foram apresentadas demandas envolvendo pacientes na fila por atendimento em traumato-ortopedia e neurologia em Canoas, referência para os municípios que fazem parte da Amvars. Os representantes das prefeituras se comprometeram a enviar a lista com estes pacientes para a Secretaria de Saúde de Canoas para revisão com a relação que o próprio município possui de pacientes em espera. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoas deverá apresentar, após análise das duas listas, um cronograma de atendimento. No caso de não ser possível atender os pacientes no município, a estratégia acertada entre a Secretaria da Saúde e a Amvars será buscar hospitais em outros municípios que sirvam de referência. 

“Não há limite territorial para se estabelecer referência”, comentou a secretária Arita Bergmann. “Se não puder ser buscado na região, vamos buscar fora”.

Secretaria da Saúde