Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Prazo para aderir ao PIM se encerra nesta segunda-feira, dia 03

Publicação:

Mãe segura filho no colo e visitador do PIM está lendo um material impresso.
PIM já está presente em 233 municípios gaúchos - Foto: Marília Bissigo/SES

Gestores municipais interessados em aderir ou ampliar a participação no Programa Infância Melhor (PIM) têm até esta segunda-feira (03) para enviarem ofício com as propostas. Edital lançado em 15 de março pela Secretaria Estadual da Saúde prevê 2.124 novas vagas para gestantes e crianças, que serão atendidas com um investimento de R$ 1,65 milhão do Governo do Estado.  

O PIM é uma política prioritária do governo, que se propõe a promover o desenvolvimento integral da primeira infância, com ênfase na educação, na saúde e na assistência social. Atualmente, está presente em 233 municípios do Rio Grande do Sul e está com chamamento público aberto para municípios que desejam integrar o programa em 2023.  

De acordo com Gisele Silva, que integra o Núcleo Gestor do PIM, os benefícios para quem adere ao programa se refletem em diversas áreas, inclusive na diminuição dos índices de violência entre as famílias assistidas. “Por meio da visita domiciliar, existe o estímulo da construção de bons vínculos e de um ambiente familiar equilibrado. Desta forma, o PIM amplia o atendimento para quem mais precisa e possibilita a quebra do ciclo de desigualdade intergeracional”, explica.   

Como aderir 

Os municípios interessados devem enviar ofício, conforme modelo anexado ao edital, no endereço https://www.pim.saude.rs.gov.br/site/wp-content/uploads/2023/03/Edital-SES-01-2023.pdf, para o email editalpim@gmail.com.

O prazo para o envio é 3 de abril.   

Sobre o PIM  

Lançado em 2003, há 20 anos, o PIM já atendeu 288 mil crianças e 67 mil gestantes, entre as 235 mil famílias beneficiadas no Rio Grande do Sul, contando com 16 mil visitadores. Foi uma iniciativa pioneira no país, tendo influenciado iniciativas como o programa Criança Feliz, do governo federal.   

O público-alvo é formado por famílias com gestantes e/ou crianças menores de seis anos de idade. Os eixos de atuação são a vigilância e a promoção do desenvolvimento integral infantil, interação parenteral positiva e articulação em rede.   

Entre outros prêmios, foi reconhecido no Concurso Latino-Americano de Boas Práticas que Promovem a Equidade em Saúde para as Mulheres, as Crianças e os Adolescentes, do Banco Mundial, ONU e Unicef, em 2022, e recebeu o Prêmio Nacional de Boas Práticas relacionadas à promoção dos direitos e à atenção da primeira infância, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

11 motivos para aderir ao PIM: 

https://www.pim.saude.rs.gov.br/site/conheca-os-11-motivos-para-aderir-ao-pim/

Secretaria da Saúde