Práticas Integrativas e Complementares foi tema de reunião no Centro Administrativo em Porto Alegre
Publicação:
A implementação da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEDIC/RS) da Secretaria Estadual da Saúde foi a pauta do encontro realizado na tarde desta quinta-feira (5), no Centro Administrativo em Porto Alegre, reunindo integrantes do Comitê Gestor.
Abordagem sobre o sistema de informações e levantamento de dados no Estado, o cronograma das oficinas regionais e uma palestra com a procuradora de Justiça do Ministério Público Estadual, Liliane Pastoriz foram pontos de pauta da reunião.
As Práticas Integrativas e Complementares incluem a homeopatia, a fitoterapia, a acupuntura e outras práticas, tais como massoterapia, musicoterapia, cromoterapia, no Sistema Único de Saúde. Essas práticas englobam a atenção integral e humanização na rede de serviços, ampliando assim as possibilidades terapêuticas a disposição dos profissionais de saúde.
A Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares do Rio Grande do Sul, se encontra em implementação, acompanhando também a tendência mundial por inserção de terapêuticas tradicionais e complementares nos sistemas de saúde, conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde em sua Estratégia sobre Medicinas Tradicionais 2014-2023.