Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Plano com metas e diretrizes para saúde no quadriênio 2020-2023 é apresentado ao controle social

Publicação:

Secretária Arita mostra o Plano Estadual de Saúde durante a videoconferência.
Para a secretária da Saúde o plano é um instrumento de gestão - Foto: Marcelo Ermel / SES

O Plano Estadual de Saúde (PES), instrumento de planejamento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), foi apresentado na manhã desta quinta-feira (21), em videoconferência, ao Conselho Estadual de Saúde (CES).

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, disse, durante o ato de entrega virtual do documento, que “esse é um retrato da nossa expectativa, do que queremos para a saúde pública do Rio Grande do Sul”.

A secretária explicou que a atual versão ainda é preliminar. “É próximo dos objetivos ideais, queremos um plano que seja realista e exequível”, salientou.

Para o presidente do CES, Claudio Augustin “Esse instrumento é extremamente importante e necessário. Vamos abrir uma ampla discussão no estado, com efetiva participação do controle social”. A partir de agora, o conselho inicia uma etapa de análise, inclusão e deliberação de conteúdo, a partir do olhar dos usuários do SUS dos municípios e regiões do RS.

Secretária Arita e mais quatro pessoas (duas mulheres e dois homens) assistem a videoconferência com a imagem de um homem. A secretária mostra um documento.
Mesa Diretora do Conselho recebeu, de forma virtual, o Plano Estadual de Saúde - Foto: Marcelo Ermel / SES

Com base nas necessidades de saúde da população, o documento traz a análise situacional, as diretrizes, os objetivos e as metas para o período, além do método de monitoramento e avaliação das ações propostas para a saúde pública no RS.

Informações sobre indicadores demográficos, socioeconômicos, epidemiológicos, sobre a capacidade instalada e a cobertura da Rede de Atenção de Saúde, em todas as regiões, também fazem parte do Plano Estadual de Saúde.

Sua elaboração contou com a participação do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS), de técnicos e gestores municipais e estaduais.

Secretaria da Saúde