Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Pelotas sedia Mostra de Saúde da Região Sul

Publicação:

20140916154528img-3975-editada.png
Solenidade de abertura do evento contou com a diretora do Departamento de Ações em Saúde, Károl Veiga Cabral (em pé). - Foto: Auracebio Pereira

Pelotas sedia, desde a manhã desta terça-feira (16), a segunda Mostra Regional de Saúde, que reúne 28 municípios da região Sul. A ação promovida pela Secretaria Estadual da Saúde é realizada desde 2005 e tem como objetivo o compartilhamento de práticas cotidianas que promovem a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS). Participam do evento, no Centro de Eventos da Fenadoce, até às 17h30, gestores, trabalhadores e usuários do SUS.

A solenidade de abertura, pela manhã, contou com a presença da diretora do Departamento de Ações em Saúde (DAS), Károl Veiga Cabral. A programação inclui ainda atividades culturais, debates, rodas de conversas, apresentação de trabalhos e vivências cotidianas na área da atenção básica.

Na mostra da região Sul, estão sendo apresentados 73 relatos de experiências, divididos em quatro eixos:

1. Atenção Básica: principal porta de entrada e organizador do acesso dos usuários do SUS às Redes de Atenção à Saúde;

2. Diversidade e Transversalidade: práticas que reforçam o respeito à diversidade política pública e que promovem a adequação das ações do SUS a populações que apresentam situações de diferença - população negra, indígena, prisional e Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT);

3. Gestão: experiências de mobilização de gestores, trabalhadores e usuários para a constituição de redes regionalizadas de atenção integral à saúde;

4. Ciclos Vitais: linhas de cuidado que correspondem à integralidade da atenção à saúde, desenvolvidas para as políticas de: Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Saúde do Idoso.

Depois da mostra em Pelotas, ainda serão realizados eventos em mais quatro macrorregiões, conforme cronograma abaixo.

Mostra Regional de Saúde - Norte

Local: Passo Fundo
Data: 17 e 18 de setembro
Informações: mostraemsaude.norte2014@gmail.com

 

Mostra Regional de Saúde - Serra

Local: Vacaria
Data: 23 e 24 de setembro
Informações: mostraemsaude.serra2014@gmail.com

 

Mostra Regional de Saúde - Metropolitana

Local: Porto Alegre
Data: 25 e 26 de setembro
Informações: mostraemsaude.metrop2014@gmail.com

 

Mostra Regional de Saúde - Vales

Local: Lajeado
Data: 30 de setembro e 1º de outubro
Informações: mostraemsaude.vales2014@gmail.com

Secretaria da Saúde