Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Pastoral da Criança firma parcerias em programas da Saúde no RS

Publicação:

O secretário Estadual da Saúde, Osmar Terra, e a presidente nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, assinam nesta quarta-feira (13/8), às 14h, no gabinete do Palácio Piratini, em Porto Alegre, um convênio para a execução de ações conjuntas no atendimento integral da Primeira Infância (crianças de zero a seis anos, com ênfase de zero a três anos) e no programa Viva a Criança para a redução da mortalidade materno-infantil no Rio Grande do Sul. O convênio, firmado na presença do governador do Estado, Germano Rigotto, garantirá o repasse para a Pastoral de R$ 270 mil em quatro parcelas de R$ 67.500,00. Os recursos serão aplicados na formação de equipes de apoio e intervenção na comunidade, na Paróquia e na Diocese, na alfabetização de jovens e adultos, especialmente mães e líderes comunitários, no acompanhamento e treinamento de equipes locais, entre outras ações.

As tratativas com a Pastoral da Criança tiveram início em março deste ano quando, a convite do secretário Osmar Terra, a presidente nacional da entidade, Zilda Arns, esteve no Estado. Na ocasião, Terra lembrou que é parceiro da instituição desde o início da década de 90, quando ainda era prefeito de Santa Rosa, e que desenvolveu vários projetos em conjunto com a Pastoral. "Estamos buscando parceiros com reconhecimento internacional e acreditando nas possibilidades e na capacitação dos líderes da Pastoral para assegurar apoio às famílias em risco social", declarou Terra.


O PERFIL

A Pastoral da Criança é um dos braços de ação social da Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB), com 20 anos de atuação, atende 65% dos municípios brasileiros e 217 municípios gaúchos (quase 50% do total). A entidade acompanha 1.750 comunidades, prestando cuidados à 75 mil crianças de zero a seis anos por mês, foco dos programas prioritários de governo Primeira Infância Melhor e Viva a Criança. As metas do Estado e da Pastoral são idênticas e visam ao enfrentamento dos chamados bolsões de pobreza e as áreas indígenas. Somente no RS, são 5.645 líderes comunitários atuando em diversas áreas como na prevenção de doenças, educação, cidadania e espiritualidade.

Secretaria da Saúde